enade
enade

Videoconferência discute Enade das Licenciaturas

Exame foi reformulado para aperfeiçoar a avaliação dos cursos que formam professores no Brasil

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi reformulado para aperfeiçoar a avaliação dos cursos que formam professores no Brasil. Para discutir e esclarecer as dúvidas sobre as novidades do exame, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizou, na última quarta-feira, 2 de outubro, a videoconferência “Enade das Licenciaturas e a Avaliação da Prática”.

Intitulado como o “Enade das Licenciaturas”, o novo formato do exame terá foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica. Além das provas teóricas, a partir deste ano, será realizada uma Avaliação da Prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. Esses processos avaliativos serão compostos por critérios de habilitação e instrumentos específicos.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, as mudanças vão aprimorar as evidências a respeito de como está a formação de docentes no Brasil. “É uma proposta de aproximação e parceria entre o Inep e as secretarias de Educação, mas também entre a avaliação da educação superior e a escola básica. Precisamos garantir que nossos futuros professores estejam bem preparados para enfrentar os desafios da sala de aula”, ressaltou.

A Avaliação da Prática consiste em avaliar as competências práticas do estudante de licenciatura por meio da análise de uma aula e de seu respectivo plano. Esse procedimento será realizado no período em que o estudante de licenciatura assume a regência de classe, e o supervisor do estágio obrigatório atuará como avaliador externo do Inep no âmbito da Avaliação da Prática. Ela será aplicada durante a realização dos estágios supervisionados obrigatórios em escolas de educação básica (públicas ou privadas).

“Hoje nosso maior desafio, para quem é gestor e está à frente de uma secretaria municipal de Educação, é garantir que, cada vez mais, a gente avance e melhore nos resultados e desempenho das aprendizagens dos nossos alunos. Então é fundamental que tenhamos profissionais bem qualificados, professores devidamente formados”, destacou o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima.

A videoconferência contou ainda com a participação do diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira; e da representante da Comissão Assessora Especial das Licenciaturas e docente da Universidade de Brasília (UnB), Ana Júlia Pedreira.

Assista à videoconferência

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Foto de capa: INEP Divulgação

Deixe um comentário