A Universidade São Francisco irá disponibilizar o espaço físico do Laboratório de Habilidades e o Centro de Simulação Realística, no campus de Bragança Paulista, para ajudar no combate do coronavírus na região de Bragantina. Devem ser instalados leitos de UTI e ambulatórios para atender pacientes vítimas da COVID-19.
A instalação de leitos é uma ação conjunta com o poder público local, com recursos estaduais e federais. O espaço cedido vai atender aos 11 municípios da região. Em termos de infraestrutura, serão necessárias adaptações de ordem sanitárias para o devido isolamento dentro do câmpus. A previsão é de que o espaço esteja operacional e disponível para a população após o feriado de Páscoa.
A área tem 1.300 metros quadrados usados para o aprendizado dos estudantes do curso de medicina da universidade. Com as adaptações necessárias poderá funcionar perfeitamente como um hospital com todos recursos necessários para atender pacientes infectados pelo Covid-19, segundo Reitor da Universidade São Francisco, Gilberto Garcia.
As atividades acadêmicas, que antes eram realizadas no Laboratório de Habilidades e Centro de Simulação Realística, serão transferidas para outro espaço físico apropriado na universidade.
A região se encontra na fase emergencial do Plano São Paulo, com apenas serviços essenciais funcionando.
Para Gilberto Garcia, “a universidade, em um movimento de esforço coletivo, sensível ao momento que estamos vivendo enquanto sociedade, foi a promotora da união de diversos poderes e ações que dependiam de um espaço adequado para que essa ação humanitária e solidária acontecesse. Além de tudo, colabora também para que a própria região mude a fase de restrições em que se encontra. Deste modo, contribuindo não só com a questão sanitária, essa ação tem também um potencial fomentador para que a região supere um momento difícil no âmbito econômico”, cumprindo o seu papel de Universidade Comunitária.
Assessoria de Comunicação ABRUC