O prazo para participar vai até às 23h59 de hoje (5.8). Resultado sai em 2 chamadas nos dias 9 e 22 de agosto
Atenção, estudante! O prazo de inscrição no processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), do segundo semestre de 2022, termina hoje, dia 5 de agosto. Até as 23h59 você ainda pode se inscrever ou alterar as opções indicadas em sua inscrição. A inscrição é gratuita e deve ser feita, exclusivamente, pela internet, no portal Acesso Único. O resultado da primeira chamada sairá no dia 9 de agosto, e da segunda, em 22 de agosto.
A partir dessa edição, em substituição à divulgação da informação da nota de corte, o MEC passa a divulgar a classificação parcial de cada candidato. O último ranqueamento será divulgado hoje. Com isso o candidato vai poder conferir mais uma vez a sua posição em relação aos seus concorrentes, que são aqueles que selecionaram as mesmas opções de inscrição que ele. Nesta edição são ofertadas mais de 190 mil bolsas de estudo.
Quem pode participar?
Estão aptos a ingressar no processo seletivo, candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham realizado as edições de 2021 e/ou de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo considerada a edição com a melhor média de notas. É necessário ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro.
Já os critérios de renda continuam iguais – para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Saiba Mais
Desde a criação do Prouni, 3.076.403 estudantes já foram beneficiados com bolsas do programa. O Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica para estudantes sem diploma de nível superior. A seleção ocorre duas vezes ao ano com toda transparência e segurança.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SESU.