Participante “treineiro” será submetido às mesmas regras que os demais, exceto em relação à divulgação dos resultados. Inscrição se inicia em 30 de junho
Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — devem se inscrever para a modalidade impressa do exame, tendo em vista que o Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2021. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) define como “treineiro” o participante que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2021 ou que não está cursando e ainda não concluiu a etapa.
É importante lembrar que o participante “treineiro” será submetido às mesmas regras que os demais, exceto em relação à divulgação dos resultados, que ocorre 60 dias após a divulgação dos resultados regulares do Enem. Essa diferença se dá devido à participação dos “treineiros” ser voltada apenas para fins de autoavaliação do conhecimento. Esses participantes não podem utilizar os resultados individuais para o acesso à educação superior e a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante de nível superior.
Inscrição – A inscrição dos participantes “treineiros” para o Enem 2021 impresso deve ser realizada de 30 de junho a 14 de julho de 2021 — no mesmo período dos demais participantes do exame —, pela Página do Participante. É importante lembrar que o “treineiro” deve informar no sistema que sua inscrição é para fins de autoavaliação e de que está ciente das regras previstas no edital do exame.
Assim como os demais participantes, os “treineiros” devem informar, no momento da inscrição, o número do CPF e a data de nascimento, além de e-mail e número de telefone válidos. É importante ressaltar que dados pessoais divergentes dos cadastrados na Receita Federal inviabilizam a inscrição.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, além de ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais definidos pelo Inep.
A aplicação do Enem ocorre em dois dias e as notas do exame podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.
Confira o edital do Enem 2021 impresso