594cb2b9 6931 4f63 9a76 cfeea28362f6
594cb2b9 6931 4f63 9a76 cfeea28362f6

Seminário internacional debate autismo e educação inclusiva

Evento ocorrerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), nos dias 10, 11 e 12 de setembro. Iniciativa é realizada pelo MEC em parceria com Unesco, Abraça, Autistas Brasil e Vidas Negras com Deficiência Importam

OMinistério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promoverá, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, o Seminário Internacional: Autismo e Educação Inclusiva. O objetivo é compartilhar estudos que evidenciam a eficácia dos modelos educacionais inclusivos para estudantes autistas, em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6.949/2009); e com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).  

O encontro será realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça), a Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Autistas Brasil) e o movimento Vidas Negras com Deficiência Importam. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line, até 9 de setembro. 

O aumento expressivo do número de matrículas de estudantes autistas nas redes de ensino nos últimos anos aponta para a necessidade de fortalecimento de políticas e estratégias pedagógicas com vistas à identificação e à eliminação das barreiras enfrentadas por esse público no contexto educacional. Além disso, existe um trabalho para ampliação e qualificação do investimento em recursos e apoios, a fim de garantir o direito desses alunos à educação inclusiva. 

O evento contará com autoridades, pesquisadores, profissionais da educação, estudantes, gestores, movimentos sociais, famílias. Além deles, estarão presentes especialistas dos Estados Unidos, da Alemanha, da Argentina e do Brasil, que colaborarão para a construção e a consolidação de soluções educativas inclusivas, destinadas a assegurar o acesso, a permanência, a aprendizagem e a plena participação dos estudantes autistas nas escolas comuns.  

Programação – Construído em parceria com pessoas autistas que atuam em diferentes setores da sociedade, o seminário está estruturado em painéis e mesas temáticos, nacionais e internacionais. A conferência de abertura será às 19h (horário de Brasília) do dia 10 de setembro, marcada por palestra a ser proferida pelo Dr. Lawrence Fung, da Universidade de Stanford, sobre “Processos democráticos: políticas públicas guiadas pela comunidade”. As demais atividades do seminário ocorrerão das 8h às 18h. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Foto de capa: MEC Divulgação

Deixe um comentário