Confira o guia preparado pelo MCTI sobre a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai definir o futuro da ciência brasileira
Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, acontece entre os dias 4 a 6 de junho, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI). Depois de 14 anos da última edição, a conferência vai reunir novamente sugestões da sociedade para elaborar a Estratégia Nacional de CT&I para os próximos 10 anos.
Antes do encontro no Distrito Federal, já estão em andamento as etapas municipais, estaduais e regionais. Também estão no cronograma encontros temáticos e etapas livres. “A 5ª CNCTI Será um grande marco. Já houve etapas estaduais, como a conferência pernambucana, e em outros estados elas ainda estão para acontecer. Nossos esforços são no sentido de realizar a conferência em todos os 27 estados, em um processo democrático de intensa participação social e qualificada contribuição da comunidade científica sobre os rumos da política nacional de CT&I”, destacou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos.
A 5ª CNCTI pretende mobilizar e abrir um grande espaço para o diálogo, e envolver diferentes atores da sociedade, como representantes das instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, a sociedade civil, setor empresarial, comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe, assim como do governo.
“Nós queremos que os 10 anos seguintes, de 2025 a 2035, sejam anos que a ciência, tecnologia e inovação no Brasil tenham um planejamento estratégico com prioridades, com programas e sobretudo com recursos para serem usados em pesquisa e desenvolvimento no Brasil”, ressaltou o ex-ministro e secretário-geral da 5ª CNCTI, Sérgio Rezende.
Confira o guia que o MCTI preparou sobre os eventos preparatórios da 5ª CNCTI e como toda a sociedade pode contribuir para o futuro da ciência no Brasil. São quatro os tipos de eventos:
– Conferências Livres
– Reuniões Temáticas
– Conferências municipais, estaduais e distrito
– Conferências Regionais
Saiba como organizar e participar de cada tipo de evento.
O QUE É UMA CONFERÊNCIA LIVRE?
As Conferências Livres são uma oportunidade para as pessoas debaterem os mais diversos temas de interesse relacionados à CT&I. Se o seu tema de interesse não foi contemplado em uma Conferência Temática (cujos temas são pré-determinados), reúna a sua comunidade, acomode-se em um dos eixos estruturantes e venha contribuir com o futuro da CT&I no país.
Confira todas as informações no Documento de Referência das Conferências Livres.
Quero organizar uma Conferência Livre. O que devo fazer?
A Conferência Livre deve ter, pelo menos, um dia de duração. O evento deve ter no mínimo seis horas e no máximo oito horas de duração e pode ser realizado de forma presencial, hibrido ou online. As conferências devem ocorrer até 22 de abril. O relatório final também deve ser enviado até esta data.
Como devo organizar uma Conferência Livre?
É necessário reunir um grupo de instituições, pesquisadores ou comunidade. A instituição organizadora ou a sociedade civil dever enviar preencher o formulário disponível no site e enviar para o e-mail vcncti@cgee.org.br
Preciso enviar um relatório sobre a realização da Conferência Livre?
É fundamental que o relatório com os principais debates ocorridos nesta etapa seja enviado para a Comissão Organizadora até 10 dias após a sua realização. O formulário com orientações para o relatório está disponível no link https://forms.gle/Cqi5NAD8B3txZdJa9
O QUE SÃO REUNIÕES TEMÁTICAS?
As Reuniões Temáticas vão debater a troca de conhecimentos, experiências e informações atualizadas sobre os avanços da CT&I em temas específicos e servem como espaço para discutir os desafios atuais e emergentes em áreas específicas da CT&I.
Confira o calendário de reuniões temáticas já programadas [link] e mais informações no Documento de Referência das Reuniões Temáticas.
Quem organiza as Reuniões Temáticas?
As Reuniões Temáticas podem ser organizadas por instituições públicas e privadas, sociedade civil, órgãos públicos, institutos, universidades e etc. A proposta deve ser enviada com o formulário preenchido para vcncti@cgee.org.br. Esta etapa deve ocorrer até fevereiro de 2024.
Consulte o formulário e o relatório pós-conferência no link.
O QUE SÃO AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E DISTRITAL?
São reuniões que contam com a participação de toda a sociedade para a discussão e debates das prioridades e desafios da ciência, tecnologia e inovação. Elas têm o objetivo de promover a participação cidadã nos debates programados e os resultados poderão balizar a formulação de políticas públicas abrangentes, que contribuem para o fortalecimento da democracia participativa e influenciam o desenvolvimento das comunidades em cada estado ou município.
Confira todas as informações no Documento de Referência das Conferências Estaduais, Municipais e Distrital.
Quem organiza as Conferências municipais, estaduais e distrital?
É recomendado que cada Unidade da Federação (incluso o DF), e eventualmente algum município, estabeleça um comitê organizador responsável por planejar, coordenar e realizar a conferência. O comitê organizador deverá ter representantes da FAP (Fundação de Amparo a Pesquisa) e da Secretaria Estadual de CT&I, convidados do MCTI, representantes locais das IES, setor privado, SBPC e ABC (onde houver representantes), entidades estudantis, além de outros setores afins à Ciência, Tecnologia e Inovação. Estas conferências devem acontecer até março de 2024. Saiba mais em e confira o relatório no link.
Quem pode participar das Conferências municipais, estaduais e distrital?
Qualquer pessoa que tenha interesse em debater e ajudar na construção de políticas públicas para a ciência, tecnologia e inovação.
O QUE SÃO AS CONFERÊNCIAS REGIONAIS?
As Conferências Regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como objetivo promover a troca de conhecimentos, experiências e avanços científicos e tecnológicos em uma determinada região (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Elas reúnem diferentes segmentos da sociedade civil (minorias, juventude, setor governo, setor empresarial e tomadores de decisão) para discutir questões relevantes do setor científico e tecnológico, compartilhar pesquisas e promover colaborações.
As Conferências Regionais visam fortalecer as instituições participantes, estimulando patamares mais elevados do desenvolvimento científico e tecnológico local e, com isso, servem como balizadoras dos debates a serem realizados na 5ª Conferência Nacional de CT&I. As Conferências Regionais devem acontecer durante os meses de março e abril de 2024.
Confira todas as informações no Documento de Referência das Conferências Regionais.
Quem pode participar das Conferências Regionais?
Qualquer pessoa que tenha interesse em debater e ajudar na construção de políticas públicas para a ciência, tecnologia e inovação.
As Conferências são presenciais?
Elas podem acontecer de maneira presencial, híbrida e online, a definição é feita de acordo com o organizador.
É preciso fazer a prestação de contas das Conferências?
Todas os organizadores das conferências devem preencher o relatório e enviar o formulário para o Link.
Saiba mais sobre essas e outras informações da 5ª CNCTI no site 5cncti.org.br
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Imagem: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação