Alteração foi publicada nesta terça-feira (3/10) no DOU. Censo Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições desse nível educacional
OInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira, 3 de outubro, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria nº 450, que altera a data de divulgação do Censo da Educação Superior 2022. Com a mudança, a data dos resultados do censo, que antes seria 19 de setembro, passa a ser 9 de outubro.
Os dados do Censo da Educação Superior subsidiam o Ministério da Educação (MEC) no que diz respeito ao acompanhamento; à avaliação; aos programas de expansão; à melhoria da qualidade do nível superior, entre outros processos. Participam da pesquisa as instituições federais, estaduais, municipais, especiais e privadas que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições desse nível educacional, seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.
O censo contribui, ainda, para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep