Financiamento complementar do Daad permite até seis meses de estadia no país europeu. Interessados podem se cadastrar até 31 de outubro
Estão abertas as inscrições para solicitação de auxílios de estadias para pesquisa na Alemanha de doutorandos com bolsas de estudos no Brasil. A iniciativa é do Serviço Alemão de Intercâmbio (Daad) em parceria com a CAPES e Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP). Os interessados podem se cadastrar para a seleção de propostas até 31 de outubro pelo site.
As estadias de pesquisa devem ocorrer entre maio de 2024 e janeiro de 2025. Um dos pré-requisitos para receber o benefício é ser bolsista de doutorado da CAPES ou de uma das 23 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP) que participam do programa de auxílio para doutorandos.
O benefício pode durar de dois a seis meses e inclui auxílio- deslocamento, seguro-saúde e auxílio complementar mensal no valor de €650. Para concorrer o candidato deve apresentar proficiência nível B2 em inglês ou alemão, ser formado há, no máximo, seis anos, considerando o prazo final de inscrição, não ter iniciado o doutorado há mais de três anos e não residir na Alemanha há mais de 15 meses.
Quem já recebeu auxílio ou uma bolsa de doutorado-sanduíche do Daad pode se candidatar novamente desde que não seja no ano de vigência da primeira estadia.
Mais informações podem ser obtidas no Daad pelo e-mail auxilio@daad.org.br ou por telefone: (21) 2553-3296.
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES