Encontro nacional de ciência, tecnologia e inovação conta com participantes on-line e presenciais em plenárias e mesas de debates até quinta-feira (1º)
Maior encontro de CT&I do país, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) reuniu mais de 15 mil pessoas presencialmente e no formato virtual em seu primeiro dia, na terça-feira (30).
Ao longo do dia de abertura, a programação do evento contou com 18 sessões temáticas em salas de palestras, além de duas plenárias. Juntas, elas reuniram 2,5 mil pessoas presencialmente e mais 3 mil de forma virtual – inscritas on-line pelo site, com direito a certificado – interessadas em debater e contribuir com recomendações para a elaboração da Nova Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia.
Cerca de 6 mil participantes interagiram nas salas por meio do canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e outros 5 mil acompanharam via Youtube a cerimônia de abertura, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Todos os cidadãos e cidadãs brasileiros (as) podem assistir à 5CNCTI também pela página do MCTI no Youtube. Por meio do streaming é possível acessar cada uma das salas de palestras, além de conferir as plenárias.
Até esta quinta-feira (1º), quando termina o evento, serão mais 18 sessões e três plenárias diárias, além da sessão solene de encerramento com a presença da ministra Luciana Santos. A 5CNCTI acontece no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
5CNCTI
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) foi lançada pelo presidente Lula em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596. O encontro é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo ministério.
O principal objetivo é discutir com a sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) até 2030, com recomendações para os próximos 10 anos. A 5ª Conferência conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e da Finep.
Fonte: MCTI
Foto de capa: Diego Galba (ASCOM/MCTI)