b7990ef7 ac05 449a 9655 1257eefc284c
b7990ef7 ac05 449a 9655 1257eefc284c

PNE: Inep lançará relatório do 5º Ciclo de Monitoramento

Pesquisadores do Instituto apresentarão principais análises sobre indicadores do Plano Nacional de Educação. Lançamento será nesta quinta-feira (27/6)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançará, nesta quinta-feira, 27 de junho, o Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O lançamento ocorrerá em evento virtual, a partir das 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo por meio do canal do Instituto no YouTube. Pesquisadores do Inep apresentarão as principais informações e análises sobre as tendências apontadas pelos indicadores.

  • O lançamento do relatório contará com a participação do presidente, Manuel Palacios, e da diretora de Estudos Educacionais da Autarquia, Maria Teresa Gonzaga Alves.

O PNE estabelece 20 metas, com o objetivo de orientar, no período de dez anos (contados a partir da sua instituição, em 2014), a atuação dos sistemas educacionais do país, do nível básico ao superior. O Inep é responsável pelos estudos que subsidiam a aferição dessas metas. O Instituto publica relatórios bienais, com o objetivo de dar transparência ao processo de evolução do plano – também é possível fazer esse acompanhamento por meio do Painel de Monitoramento do PNE. Além disso, o Inep é responsável pelos estudos que analisam as políticas e estratégias implementadas pelo plano.

PNE – Os objetivos do PNE (2014-2024) são direcionados à garantia do direito à educação de qualidade, assegurando o acesso e a universalidade do ensino obrigatório, bem como a ampliação das oportunidades educacionais, em ambos os níveis educacionais. O documento também elenca metas voltadas à redução das desigualdades, à promoção da diversidade, à valorização dos profissionais da educação e à ampliação do investimento em educação.

Acompanhe o lançamento do relatório
Saiba mais sobre o monitoramento do PNE


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Foto de Capa; Inep Divulgação

Deixe um comentário