Interessados têm até 21 de outubro para se inscrever no processo seletivo, que consiste na avaliação e na arguição de projeto de pesquisa
O Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) está com 308 vagas abertas, com bolsas da CAPES disponíveis para até 30% delas. Para participar do processo seletivo, é preciso preencher um formulário on-linee pagar uma taxa de R$ 80 até 21 de outubro. A seleção é voltada prioritariamente para professores da educação básica que atuem em salas de aula e lecionem Filosofia ou sejam licenciados na área.
A seleção é regida pelo Edital nº 6/2024 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que coordena a rede de 25 instituições que ofertam o curso. O candidato deverá apresentar um projeto de pesquisa que aborde algum desafio enfrentado na prática como educador em sala de aula. O objetivo é formular um conjunto de atividades didáticas ou produtos educacionais (como jogos, propostas curriculares, entre outros) para melhorar o ensino de base da disciplina no País.
Esses projetos serão avaliados entre 28 de outubro e 3 de novembro. Os candidatos aprovados passarão para a segunda etapa, que consiste na arguição das propostas. Nessa etapa, os participantes defenderão suas ideias e argumentarão sobre a importância das propostas como ferramentas úteis para o ensino de Filosofia. A arguição ocorrerá de forma remota e online, entre 25 de novembro e 6 de dezembro. O resultado está previsto para 13 de dezembro.
O Prof-Filo é um dos 12 cursos de mestrado ofertados no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Educação Básica (ProEB). Os outros 11 são nas seguintes áreas: Artes, Biologia, Educação Física, Educação Inclusiva, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química e Sociologia. As 308 vagas do Prof-Filo integram a oferta recorde de 6,7 mil que serão abertas no âmbito da ação executada pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.
Sobre o Programa
O ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado profissionais, aos professores em exercício na rede pública de educação básica. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e pela execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica. Ao todo, são 13 programas, sendo doze de mestrado e um de doutorado.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto de capa: Imagem ilustrativa (iStock)