abruc post 5952
abruc post 5952

Iniciada a coleta de dados do Censo Superior 2021

Recenseadores institucionais devem enviar as informações da pesquisa estatística pelo Sistema Censup. Coleta de dados vai até 19 de agosto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta quinta-feira, 24 de março, a coleta de dados do Censo da Educação Superior 2021. O período de preenchimento da pesquisa estatística vai até 19 de agosto, por meio do Sistema Censup. O envio das informações é realizado pelo recenseador institucional, que é indicado pelo representante legal da instituição de educação superior.

O recenseador é o representante oficial da instituição junto ao Inep, sendo responsável por: responder os questionários eletrônicos do Censup; verificar e corrigir possíveis inconsistências nos dados declarados; responder, no limite de suas atribuições, a questionamentos do Inep referentes ao censo, observando o que dispõe a portaria do cronograma do Censo da Educação Superior 2021 (Portaria n.º 53, de 24 de fevereiro de 2022).

A coleta de dados tem o intuito de oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior, assim como subsidiar o Ministério da Educação (MEC) com informações estatísticas para as atividades de acompanhamento e avaliação, programas de expansão e de melhoria da qualidade do nível de ensino, entre outros.

Participam do Censo da Educação Superior as instituições federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Live – Também nesta quinta-feira (24), às 10h (horário de Brasília), no Canal do Inep no YouTube, o Instituto realizou a segunda live do Censo Superior. O encontro virtual tratou dos módulos Instituições de Educação Superior e Curso. O objetivo foi instruir todos os responsáveis pelo preenchimento do censo sobre como utilizar o Sistema Censup, bem como esclarecer aspectos relacionados aos conceitos empregados na pesquisa.

A próxima live será realizada na terça-feira, 29 de março, e apresentará os módulos Docente e Migração do Censup. O evento virtual também ocorrerá às 10h, no canal do Inep no YouTube.

Cronograma – Os recenseadores institucionais ou os representantes legais das instituições de educação superior devem, no período de 24 de março a 21 de junho, realizar o preenchimento dos dados censitários e a verificação de erros finalizada sem pendências. Já o período de conferência, ajustes e envio das justificativas dos relatórios de consistência começa no dia 25 de abril e vai até 5 de julho, conforme cronograma divulgado pelo Inep.

O Instituto analisará e responderá as justificativas dos relatórios de consistência entre os dias 6 e 27 de julho. Já a verificação das instituições selecionadas pelo Inep ocorrerá no período de 28 de julho a 12 de agosto. Essa etapa pode ocorrer tanto in loco quanto por meio de videoconferência. O Inep divulgará o resultado do Censo da Educação Superior 2021 no dia 27 de outubro de 2022.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições deste nível educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

 

Acesse o Sistema Censup

Veja a 2ª live do Censo Superior 2021

Confira o cronograma do Censo da Educação Superior 2021

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Deixe um comentário