11516a1f 0d18 42d9 ae4c b26d3ab3dc29
11516a1f 0d18 42d9 ae4c b26d3ab3dc29

Inep realiza encontro nacional do Censo da Educação Superior

Evento reuniu mais de 200 representantes de instituições de educação superior para discutir os desafios e perspectivas desse nível de ensino no Brasil

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sediou o IX Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (IX ENCES), em Brasília (DF). O evento reuniu mais de 200 representantes de instituições de superior para discutir os desafios e perspectivas superior desse nível de ensino no Brasil. 

Durante a abertura, o presidente do Inep, Manuel Palacios, ressaltou a importância da colaboração entre instituições, o uso de tecnologias e análise de dados para promover uma educação superior mais acessível e de qualidade. “As informações produzidas por meio do trabalho desenvolvido por todos os recenseadores e auxiliares institucionais é a base do nosso censo. Com os dados coletados podemos compreender a realidade das instituições e promover ações que possam melhorar a qualidade do ensino superior em todo o país”.

A evolução e os desafios relacionados ao preenchimento da pesquisa estatística, assim como a avaliação do Censo da Educação Superior 2023, foram discutidos durante o encontro. Já os assuntos em consonância com o Ministério da Educação (MEC), foram abordadas as funcionalidades do Cadastro e-MEC e a emissão do diploma digital.

Dados do cadastro e-MEC são carregados para o sistema do Censo da Educação Superior, permitindo a geração de estatísticas e análises abrangentes sobre o cenário educacional no país. Para a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC), Marta Abramo, os dados contribuem para a formulação de políticas públicas mais efetivas.

 “A educação superior no Brasil tem passado por um processo significativo de expansão. Historicamente, o acesso à educação superior no Brasil estava concentrado, em sua maioria, nas regiões Sul e Sudeste. Agora estamos alcançando regiões mais remotas do país. Por isso, é fundamental o fortalecimento de políticas públicas, o investimento e a utilização de dados para embasar decisões”, destacou Abramo.

Uma das principais expectativas para o Censo Superior 2024 é a atualização da coleta de dados importantes, tais como os dados de vagas para programas de ações afirmativas e os dados de laboratórios. O evento também contou com oficinas temáticas que abordaram ferramentas e métodos para aprimorar a análise de dados do Censo, como a compreensão dos relatórios do Censo da Educação Superior, o uso do Power BI para a consulta e extração de dados visando facilitar a visualização e a interpretação das informações, e o CensoFix, software criado para auxiliar na correção e atualização de arquivos de migração.

Também estiveram presentes o diretor de Estatísticas Educacionais (DEED) do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio,a Conselheira Maria Paula Dallari Bucci, do Conselho Nacional de Educação, a diretora de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Ana Lúcia Pereira, e o Diretor de Política Regulatória da Seres/MEC, Rafael Furtado

Guia prático – Na oportunidade, foi lançado o guia Relatos de Boas Práticas de Preenchimento do Censo Superior. A publicação reúne 10 relatos de boas práticas eficazes adotadas por instituições de educação superior no processo de preenchimento do censo.

Os resumos a bordam a  declaração de dados via processo de migração, a organização e articulação nas instituições para o preenchimento do sistema do Censo, e a declaração dos dados de cor/raça de alunos e docentes. O material está disponível no portal do Inep.

Confira o Guia Relatos de Boas Práticas de Preenchimento do Censo Superior


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Foto de capa: Presidente do Inep, Manuel Palacios, secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Marta Abramo, diretor de Estatísticas Educacionais (DEED/Inep), Carlos Eduardo Moreno Sampaio, e diretora de Políticas e Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) do MEC, Ana Lúcia Pereira. Créditos: Henrique Barrios

Deixe um comentário