Ministro da Educação e presidentes do Inep e dos Correios realizaram rito de carimbar e obliterar selo. Painel do Enem está disponível na portal do Instituto.
Ministro da Educação, Milton Ribeiro (ao centro), e os presidentes do Inep, Danilo Dupas (à esq.), e dos Correios, general Floriano Peixoto Vieira Neto (à dir.) durante a solenidade desta quarta-feira (9). Foto: Luis Fortes/MEC
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou, nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, em parceria com os Correios, o selo e o carimbo alusivos aos 85 anos de fundação da Autarquia, completados no dia 13 de janeiro. Durante o evento, também foi anunciado o Painel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está disponível no portal do Instituto.
Milton Ribeiro chamou a atenção para a relevância da Autarquia ao longo das mais de oito décadas de serviços prestados e alertou para a necessidade de olhar para o futuro. “É uma instituição antiga, porém, em constante rejuvenescimento, especialmente na gestão do presidente Danilo Dupas, que, com muita coragem e dedicação, vem empreendendo todos os esforços para promover a renovação, o fortalecimento institucional e a gestão de governança. O Inep, hoje, conta com uma gestão de excelência que prima pela verdadeira pauta educacional”, afirmou o ministro. “O MEC faz parte dessa história e tenho certeza de que, juntos, vamos continuar na missão de aprimoramento técnico para a elaboração de evidências educacionais que servirão como base nas tomadas de decisões políticas da nossa e de futuras gestões”, completou.
De acordo com Danilo Dupas, “o Inep tem um legado imensurável, mas que precisa de reforço nos pilares da sua missão, visão e valores, por meio da governança e da inovação”. O presidente ressaltou os objetivos da gestão da Autarquia. “Nossos planos incluem levar o Instituto às melhores práticas de análise preditiva, diagnosticando e desenvolvendo relatórios gerenciais de apoio não só ao Governo Federal, mas também às secretarias estaduais e municipais de Educação”, disse Dupas. “Aperfeiçoar os processos do Inep é fundamental para viabilizar o seu futuro”, acrescentou.
O presidente dos Correios, general Floriano Peixoto Vieira Neto, destacou a parceria entre o MEC, o Inep e a empresa que realiza, entre outras operações, a logística de entrega das provas do Enem. “A nossa cooperação é responsável, há 12 anos, por proporcionar aos estudantes brasileiros oportunidade de acesso à educação superior. Os Correios, na condição de parceiros do Instituto, têm grande orgulho de contribuir para o desenvolvimento da nação. Enquanto principal operador logístico do governo, nossa missão é levar, a todos os cantos do País, o trabalho desenvolvido por esta importante instituição”, disse. “Ao comemorarmos os 85 anos do Inep, celebramos a história de uma instituição dedicada a promover a educação no Brasil”, completou.
Painel do Enem – Anunciado durante o evento, o Painel do Enem também é uma ação voltada à disseminação de informações produzidas pelo Instituto. A plataforma integrará o InepData, um conjunto de painéis de BI (Business Intelligence) que facilita o acesso às informações. A partir da próxima semana, será possível consultar as sinopses estatísticas do exame — síntese das principais informações coletadas sobre os inscritos e a respeito da aplicação —, além de dados de perfil dos participantes e informações levantadas por meio dos questionários socioeconômicos. Estarão disponíveis informações das edições de 2015 a 2020, bem como uma série histórica desse período.
Iniciativas – Desde janeiro, o Inep promove ações em celebração aos 85 anos. Ao longo de 2022, serão promovidos painéis e palestras com foco na capacidade técnica da instituição, no que diz respeito à produção de estatísticas e outros subsídios para o desenvolvimento da educação no Brasil. Além disso, a RBEP, produzida e publicada pelo Inep, destacará artigos e resenhas elaborados com base em dados do Instituto.Segundo Danilo Dupas, o novo painel segue “a linha de inovação e transparência” estabelecida pelo MEC e pela Autarquia. Dupas informou, ainda, que outros exames realizados pelo Inep contarão com plataformas similares futuramente. De acordo com a diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Michele Cristina Silva Melo, ao longo do ano, novos produtos serão adicionados ao painel. “Podemos adiantar que liberaremos os parâmetros e os microdados do Enem 2020 na próxima semana”, anunciou Michele.
Confira a live de transmissão da solenidade