Etapa que antecede a publicação definitiva da pesquisa estatística vai até 16 de fevereiro. Divulgação das informações levantadas será no dia 18 do mesmo mês.
Nesta última quarta-feira, 29 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou a preparação dos dados do Censo da Educação Superior 2020. Até 16 de fevereiro, a autarquia concentra os esforços nesta que é a última etapa antes da divulgação definitiva das informações levantadas na pesquisa estatística, o que ocorrerá no dia 18 do mesmo mês.
Na última segunda-feira (27), terminou o período de consolidação e homologação dos dados. Já na terça-feira (28), as instituições de educação superior que não concluíram o censo foram desabilitadas do sistema da pesquisa, o Censup. O procedimento é previsto em Portaria.
Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais do nível educacional.
Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.
Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior
Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior