Instituto realizou mais de 8 mil avaliações, no período de janeiro a 11 de dezembro de 2022. Até o final do ano, já estão confirmadas mais 136 visitas
O balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre o número de avaliações in loco realizadas em instituições de educação superior e cursos de graduação em 2022 revelou uma marca histórica da Autarquia. No período de janeiro a 11 de dezembro, foram finalizadas 8.016 avaliações. Até o final do ano, já estão confirmadas 136 visitas.
Ao todo, foram realizadas 7.242 avaliações na modalidade virtual e 774 avaliações presenciais, que atende aos cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia. O avanço no número de avaliações in loco é resultado da implementação da avaliação externa virtual in loco, em 2021, criada para dar seguimento aos processos avaliativos das instituições de educação superior durante a pandemia de covid-19.
Avaliação virtual – A modalidade permite agilidade ao processo avaliativo para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação, além de credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior. Diante dos resultados positivos que a avaliação virtual apresentou, a modalidade foi regulamentada pela Lei n.º 14.375/2022, que alterou a Lei n.º 10.861/2004, referente ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Atualmente, apenas os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia permanecem com o modelo de avaliação presencial. Vale ressaltar que a avaliação virtual utiliza a mesma metodologia da modalidade presencial e o mesmo rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação.
Avaliação in loco – O objetivo da avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sinaes. O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.
As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas, recredenciadas ou tenham suas organizações acadêmicas transformadas. Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida.
Saiba mais sobre a Avaliação in loco