Instituições de educação superior podem se manifestar até o dia 18 de agosto, pelo Sistema e-MEC
As instituições de educação superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 podem se manifestar sobre os insumos de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior a partir desta quarta-feira, 9 de agosto, pelo Sistema e-MEC. As manifestações podem ser feitas até o dia 18 de agosto.
Serão divulgados os insumos subsidiários ao cálculo do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), bem como os insumos relativos ao Questionário do Estudante utilizados no cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC), por curso de graduação, referentes:
- à área de enquadramento do curso no Enade 2022;
- à quantidade de estudantes concluintes inscritos, e participantes com resultados válidos no Enade 2022, para fins de avaliação;
- ao desempenho médio obtido por estudantes concluintes no Enade 2022 nas questões de formação geral e nas questões do componente específico da prova;
- à quantidade de estudantes concluintes participantes do Enade 2021 com nota do Enem considerada no cálculo do IDD;
- à quantidade de estudantes que responderam ao Questionário do Estudante do Enade 2022;
- à média das respostas obtidas do Questionário do Estudante do Enade 2022 sobre infraestrutura, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional, consideradas no cálculo do CPC.
Indicadores – Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Expressos em escala contínua e em cinco níveis, têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados.