Estudos sobre consequências culturais, econômicas, históricas e sociais devem ser apresentados no Sicapes até as 12h do dia 26.
A CAPES prorrogou até as 12h de 26 de novembro o prazo para apresentação de projetos para o Edital nº 12/2021, do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia. A iniciativa recebe propostas que tratem das consequências e dos reflexos culturais, econômicos, históricos e sociais decorrentes da pandemia da COVID-19. Os trabalhos devem ser inscritos no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes).
A análise técnica dos projetos vai até 3 de dezembro, com prazo de cinco dias corridos para recurso, contados a partir da comunicação do indeferimento. A publicação do resultado preliminar no Diário Oficial da União está prevista para 1º de fevereiro de 2022, com mais cinco dias corridos para recurso. O resultado final deverá ocorrer em 4 de março.
Serão investidos até R$25,1 milhões em projetos com vigência de até 48 meses, voltados à formação de pessoal qualificado e ao desenvolvimento de pesquisas acadêmico-científicas sobre questões emergenciais de abrangência nacional. Devem ser considerados fatores surgidos ou agravados no contexto pandêmico, como violência, saúde e adoecimento social, reestruturação da arquitetura urbana, novas ou adaptadas estruturas de trabalho e de ensino e agravamento de diferenças entre os estados.
Desse valor, até R$21,1 milhões serão destinados à concessão de bolsas. O restante irá para recursos de custeio. Cada projeto contará com até quatro bolsas de mestrado, três de doutorado e três de pós-doutorado. Todas serão pagas diretamente aos bolsistas, pelo Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).
O proponente deve ser professor ou pesquisador vinculado a um programa de pós-graduação (PPG) reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), estar cadastrado na Plataforma Sucupira, possuir título de doutor e ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes. Este coordenará o projeto, e o PPG ao qual estiver vinculado será considerado o principal. É vedada a submissão de outra iniciativa pelo mesmo programa de pós-graduação.
Confira a publicação oficial com a prorrogação do prazo de inscrições.