No evento, representantes da Fundação debatem e, em estande, prestam informações sobre os Programas
A CAPES participa a partir desta quarta-feira, 6, do IX Encontro Nacional da Licenciatura (Enalic), do VIII Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do III Seminário Nacional do Programa de Residência Pedagógica. Os três eventos, que acontecem, simultaneamente, na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado (RS), se encerram na sexta-feira, 8.
Marcia Serra Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, participará da solenidade de abertura dos eventos e de mesas de debates. A Fundação terá, pela primeira vez no Enalic, um estande para prestar informações aos participantes sobre as políticas destinadas aos atuais e futuros profissionais da educação, como as iniciativas que destinam bolsas a estudantes de licenciatura. Também será distribuída a última edição da revista CAPES em Foco.
Nos três dias dos eventos, acontecerão cem atividades entre debates, apresentações de trabalhos científicos, relatos de experiências, oficinas e lançamento de livros. O objetivo dos encontros é possibilitar um espaço de diálogo entre professores da educação básica e superior, estudantes de licenciatura, pesquisadores, pós-graduandos, autoridades do poder público e outros profissionais da educação.
São cerca de sete mil inscritos. Destes, quase dois mil participam de forma presencial. A programação completa está no site https://www.enalic.com.br/. O Enalic, que é organizado pelo Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas Pibid e Residência Pedagógica e pela Univates, recebeu recursos do Programa de Apoio para Eventos no País para a Educação Básica (PAEP-EB) da CAPES.
Pibid e Residência Pedagógica
Criado em 2007, o Pibid proporciona aos estudantes da primeira metade do curso de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, desenvolvendo ações e projetos. O Programa já atendeu 341 mil estudantes e conta, atualmente, com a parceria de 248 instituições de ensino superior e a participação de 49.278 bolsistas de iniciação à docência. O Residência Pedagógica, que beneficiou 108 mil alunos desde o seu início em 2018, tem como finalidade fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes da segunda metade dos cursos de Licenciatura. Atualmente, o Programa concede bolsas a 31.345 residentes e é realizado em parceria com 225 instituições de ensino superior.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES