Secretarias de Educação devem indicar as escolas aptas a receberem os estudantes de licenciatura
Essa etapa é voltada para as secretarias que possuem escolas localizadas nos municípios da lista divulgada pela CAPES na última semana. Também está disponível para consulta, na página da CAPES, o documento com o quantitativo de cotas de bolsas concedidas para cada instituição de ensino superior (IES) que teve proposta aprovada.
Ao todo, projetos de 250 IES foram selecionados pelo Pibid. Já pelo Residência Pedagógica, foram 230. Para ambos os programas, as iniciativas devem inserir estudantes de licenciatura em salas de aula da educação básica. O objetivo é qualificar a formação inicial de futuros professores por meio da integração entre a teoria e a prática.
Eventuais dúvidas sobre o procedimento de habilitação de escolas na Plataforma Capes de Educação Básica podem ser encaminhadas para o e-mail plataforma.secretarias@capes.gov.br.
Sobre os programas
O Pibid oferece aos alunos da primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano da escola. Já o Residência Pedagógica atende aos estudantes que estão na segunda metade da licenciatura, com atividades que contribuem para sua formação teórica e prática e seu aperfeiçoamento profissional. Nos dois Programas, as atividades dos bolsistas são desenvolvidas na rede pública de educação básica.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC)
Fonte: Redação CCS/CAPES