abruc post 6618
abruc post 6618

Ensino de sociologia é tema da nova edição da Em Aberto

Número 111 da revista apresenta estudos sobre transformações ocorridas no campo da sociologia nos últimos anos. Publicação está disponível na plataforma OJS.

Criada em 1981, a revista Em Aberto completa 40 anos neste ano. Crédito: Reprodução/ Inep.

Criada em 1981, a revista Em Aberto completa 40 anos neste ano. Crédito: Reprodução/ Inep.

Com o título “Ensino de Sociologia”, a edição 111 da revista Em Aberto está disponível na plataforma OJS (Open Journal System) e também pode ser acessada pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação aborda o tema por meio de estudos e pesquisas referentes às transformações ocorridas no campo da sociologia nos últimos anos, com base na realidade brasileira e de outros países, como Argentina e Espanha.

Na seção Enfoque, a revista apresenta um balanço geral sobre o ensino de sociologia no Brasil, com destaque às transformações que essa disciplina sofreu ao longo do tempo, bem como os avanços e os retrocessos que ocorreram no âmbito do currículo escolar, do livro didático e da formação de professores.

Já na editoria Pontos de Vista, são apresentados sete artigos que abordam temas como a implantação da disciplina de sociologia no ensino médio desde 2009; a formação de professores dessa etapa no contexto da reforma educacional delimitada a partir de três normatizações legais; o perfil dos alunos do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) e a contribuição de suas produções ao ensino de sociologia na educação básica; as três gerações de livros didáticos da área no Brasil (1920-2016); o processo de institucionalização da sociologia escolar a partir de manuais escolares; a criação do primeiro curso de sociologia, na Argentina, em 1957; e o impacto da Ley Orgánica para la Mejora de la Calidad Educativa (Lomce) no ensino de sociologia na educação secundária pós-obrigatória na Espanha.

A publicação também conta com uma entrevista com a professora Ileizi Luciana Fiorelli Silva, na seção Espaço Aberto, na qual ela analisa as perspectivas para o ensino de sociologia, com destaque para a formação de professores por meio do Profsocio. Além disso, a edição 111 da Em Aberto traz resumos de livros sobre o tema, na seção Bibliografia Comentada, e análise de duas obras na parte de Resenhas.

Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto completa 40 anos neste ano. A publicação do Inep é monotemática e quadrimestral. Seu objetivo é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes para a educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O recebimento dos textos ocorre após a proposta de organização de número temático ser aprovada pelo Comitê Editorial. Propostas podem ser encaminhadas para o e-mail dired.emaberto@inep.gov.br.

Plataforma OJS – A revista Em Aberto fica hospedada na plataforma OJS, um sistema eletrônico de editoração de revista, em que são armazenados periódicos e publicações científicos. As edições podem ser acessadas diretamente da plataforma ou pelo portal do Inep, que tem link para o sistema.

Acesse a publicação

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Deixe um comentário