MEC informa datas, horários e locais de prova. Reaplicação acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, em todo o país, para quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) — disponibilizou, na Página do Participante, o cartão de confirmação de inscrição da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O cartão apresenta, entre outras informações, a data, o horário e o local de prova.
A reaplicação ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro para quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas, como prevê o edital. Para visualizar e imprimir o cartão de confirmação, é necessário acessar o sistema do exame com login e senha únicos do governo federal (gov.br). Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.
Enem PPL – O Inep também aplicará, nos dias 10 e 11 de dezembro, o Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2024. As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular e ocorrem dentro das unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Foto de capa: Divulgação MEC