São oportunidades para programas de Residência Médica, Residência Uniprofissional e Multiprofissional em 92 instituições do Brasil
Estão abertas as inscrições para a edição 2022/2023 do Enare (Exame Nacional de Residência), promovido pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), estatal vinculada ao MEC (Ministério da Educação), em parceria com o Instituto AOCP – organizadora da seleção. São mais de 4 mil vagas de Residência Médica, Residência Uniprofissional ou Multiprofissional (demais profissionais da saúde) em 92 instituições de todo o país e bolsas que passam dos R$ 4.100 para os ingressantes.
Entre as profissões, estão Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Biomedicina, Serviço Social, Odontologia e Medicina Veterinária. Trata-se de um treinamento qualificado, em uma estrutura teórica e prática que atende as mais variadas necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde). No fim, os residentes recebem o título de especialistas. Também nesse período, eles são remunerados com uma bolsa dos entes financiadores, pois a dedicação é integral.
Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de outubro pelo site. As provas ocorrerão em novembro, em 50 municípios, incluindo todas as capitais mais 23 cidades estratégicas no interior dos estados.
Vantagens
O processo seletivo contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos. Nas duas primeiras edições, as entidades participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresenta vantagens como custo menor, data única para as provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo.
Enem da Residência
O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas ociosas.
Sobre a organizadora
O Instituto AOCP é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sediada em Maringá, no noroeste do Paraná. Há mais de uma década, a instituição organiza processos seletivos e concursos públicos em todo o país e colabora com entidades e projetos sociais por meio do assessoramento técnico, administrativo e financeiro.
Enare
Fonte: Metrópoles