Quantidade de candidatos inscritos no Exame Nacional de Residência (Enare) é a maior de todas as edições. Neste ano, o Exame oferece mais de 8,5 mil vagas totais, em 163 instituições de todo o Brasil
O Exame Nacional de Residência (Enare) 2024 registrou o recorde de 89.071 inscrições homologadas, número 30,4% superior ao do ano de 2023. O Enare é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada à Pasta. Neste ano, há 35.900 inscrições de candidatos de residência multiprofissional e em área profissional da saúde, além de 53.171 de residência médica — que concorrem às 8.720 vagas oferecidas em 163 instituições do Brasil. As oportunidades são divididas em 4.874 vagas de residência médica e em 3.846 vagas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde.
A expansão da oferta e do número de candidatos fortalece a democratização do acesso aos programas de residências ofertados no Enare. As provas, cuja previsão de aplicação é 20 de outubro, serão realizadas em 60 cidades, localizadas nas 27 capitais e cidades-polo estratégicas.
O processo seletivo tem um sistema de classificação semelhante ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em que o participante escolhe onde pretende realizar a residência. Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade ao se inscrever e, após a realização da prova, opta pelo local, conforme a pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e em área profissional da saúde, o candidato escolhe a profissão no ato da inscrição e, depois da realização da prova, opta pelo programa e local, de acordo com a pontuação alcançada.
O período de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, definindo, ao ser fechada a janela de escolha, quem ocupará as vagas.
As vagas do Enare são ofertadas por instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, cujos programas de residência estejam autorizados pelo MEC e tenham garantidas as fontes financiadoras para o pagamento das bolsas dos residentes. Nesta edição, a organização é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Acompanhe o restante do cronograma do Enare na página do certame. Mais informações sobre o exame estão disponíveis também na área do candidato.
Ebserh – Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Ebserh
Foto de capa: Ângelo Miguel/MEC