Entidades públicas e privadas sem fins lucrativos podem aderir à edição de 2024 do exame até 24 de junho
O período de adesão de novas instituições de ensino ao Exame Nacional de Residência (Enare) foi prorrogado até 24 de junho. Os interessados em participar do processo seletivo devem manifestar interesse por meio de cadastro online e gratuito disponibilizado na página do certame. O exame é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada à Pasta.
O Enare reforça a democratização do acesso aos programas de residência ao permitir que, com apenas uma inscrição, o candidato possa concorrer em seleções de todo o País. As provas são realizadas em todas as capitais e no Distrito Federal, além de cidades-polo distribuídas por todo o Brasil.
O exame é aberto para instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, cujos programas de residência estão autorizados pelo MEC e que tenham garantidas as fontes financiadoras para o pagamento das bolsas dos residentes. Nesta edição, a organização do Enare é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O processo seletivo tem um sistema de classificação semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade ao se inscrever. Após a realização da prova, o participante escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão no ato da inscrição, e após a realização da prova, opta pelo programa e local, conforme pontuação alcançada.
O período de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas.
No ano passado, a quarta edição do Enare registrou 68.300 inscritos, divididos em 36.555 para a área médica e 31.745 para a residência uni e multiprofissional. Foram ofertadas 5.187 vagas, distribuídas em 3.169 na área médica e 2.018 nas modalidades uniprofissisonal e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e 15 áreas da saúde em diversos programas de 114 instituições de todo o país.
Ebserh – Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC, com informações da Ebserh
Imagem de Capa: Freepik