Encontro em Brasília foi o primeiro com indicados pelas secretarias de Educação. Objetivo é alinhar estratégias operacionais para avaliação de futuros docentes.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta quinta-feira, 31 de outubro, um encontro com representantes das 27 secretarias de Educação (estaduais e distrital) para definir estratégias de articulação voltadas ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 e à avaliação de futuros docentes. A reunião ocorreu na sede da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, e foi a primeira com articuladores indicados pelas secretarias.
De acordo com o presidente do Inep, Manuel Palacios, a colaboração entre o Instituto, secretarias e instituições de educação superior é um elemento preponderante no aprimoramento da avaliação das licenciaturas. “Todas as pessoas aqui presentes ocupam posições importantes na área de formação de professores. São diretores e responsáveis pelo estágio, entre outras funções. Temos, aqui, um grupo qualificado, que tem condição de intervir no cotidiano das secretarias para buscar a melhor relação possível com as instituições que formam os docentes”, comentou Palacios.
Para a secretária de Educação do Rio Grande do Sul (RS), Raquel Teixeira, “o Enade Licenciaturas vai mudar o patamar de formação dos professores porque, entre outros aspectos, permite focar nas competências da atividade docente e não nas competências gerais, que o antigo Enade avaliava”, disse. “Mas o ponto mais importante é a avaliação prática. Isso incorpora, nas próprias instituições de ensino, um acompanhamento mais rigoroso do estágio supervisionado”, destacou Raquel, que lidera o grupo de trabalho de valorização docente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Enade Licenciaturas – A partir desta edição, o exame terá foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica. O Inep aplicará as provas teóricas, já comumente realizadas, e acrescentará uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil. Com isso, o exame passa a ter dois tipos de avaliação, teórica e prática, com um cronograma específico para cada uma delas.
- O Inep aplicará as provas teóricas do Enade 2024 no dia 24 de novembro.
Cursos avaliados – O exame será aplicado a cursos de 17 áreas de conhecimento diferentes. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.
Enade – Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática, vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep
Foto de capa: Manuel Palacios, presidente do Inep, e Raquel Teixeira, secretária de Educação do Rio Grande do Sul, durante reunião com articuladores das unidades da Federação. Créditos: Eduardo Colin (Consed)