Webinário destacou as principais mudanças e diretrizes do exame. Inep divulgará vídeos apresentando o processo de construção do novo formato
As principais mudanças e diretrizes, além dos procedimentos e do cronograma que cercam o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foram abordadas durante webinário realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira, 2 de agosto. O encontro está disponível no canal do Inep no Youtube.
Intitulado como o “Enade das Licenciaturas”, o novo formato do exame terá foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica. Além das provas teóricas, a partir deste ano, será realizada uma avaliação prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência. Esses processos avaliativos serão compostos por critérios de habilitação e instrumentos específicos. O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito de como está a formação de docentes no Brasil.
O presidente do Instituto, Manuel Palacios, ressaltou que a proposta irá promover uma aproximação mais institucionalizada entre as instituições de ensino superior e as redes de educação básica. “Conseguimos dar início a uma das grandes inovações do Inep nos últimos anos. Vamos acompanhar a formação prática para docência para, assim, produzir mais informações sobre essa experiência relacionada ao novo profissional da educação”, completou.
- O Ministério da Educação (MEC) instituiu a reformulação do Enade, por meio da Portaria (nº 610/2024), e estabeleceu os cursos a serem avaliados, conforme a Portaria (nº 611/2024), publicadas no início de julho.
As principais mudanças estão nas matrizes de referência e nos objetivos das provas das licenciaturas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes. Fazem parte dos instrumentos do Enade das Licenciaturas a prova teórica, o questionário do estudante, o questionário do coordenador de curso, o questionário de avaliação da prática pelo estudante, instrumento de avaliação da prática pelo supervisor de estágio e o questionário de avaliação da prática pelo orientador de estágio.
Também participaram do encontro o diretor de avaliação da educação superior, Ulysses Teixeira, os coordenadores-gerais de Gestão de Exames e Indicadores da Educação Superior, Suzi Vargas; e de Elaboração de Exames da Educação Superior, Patricio Marinho.
Programação – Nas próximas semanas, o Inep divulgará vídeos apresentando o processo de construção do Enade das Licenciaturas, conforme o cronograma a seguir:
A Matriz de Referência do componente de Formação Geral Docente e a estrutura das Matrizes dos Componentes Específicos (CE): Os 3 Instrumentos de AP e seus respondentes | 9 de agosto |
A contribuição das Comissões Assessoras de Área (CAAs) no processo de construção do Enade das Licenciaturas, as Matrizes de Referência do CE de computação, letras – português/inglês, ciências biológicas, educação física e matemática | 16 de agosto |
A contribuição das CAAs no processo de construção do Enade das Licenciaturas, as Matrizes de Referência do CE de: letras inglês, física, ciências sociais, química e letras – português/ espanhol | 23 de agosto |
A contribuição das CAAs no processo de construção do Enade das Licenciaturas: as Matrizes de Referência do CE de: letras português, artes visuais, geografia, história, música, pedagogia e filosofia | 30 de agosto |
Enade 2024 – A edição de 2024 avaliará cursos de licenciatura das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química. A estimativa é que mais de 370 mil alunos, distribuídos por todas as unidades da Federação, participem do Enade 2024.
Assista ao webinário
Acesse o edital do Enade 2024
Acesse a Portaria (nº 610/2024)
Acesse a Portaria (nº 611/2024)
Acesse as Matrizes de Prova do Enade das Licenciaturas
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep
Foto de Capa: INEP Divulgação