Apresentar resultados de pesquisas acadêmicas e propor reflexões das práticas de professores da educação básica, da produção do conhecimento em Geografia, demarcando o papel e a importância da disciplina como campo de investigação científica foi o que propôs o “14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: políticas, linguagens e trajetórias do ensino de Geografia”, o ENPEG. O evento, que aconteceu entre os dias 29 de junho e 4 de julho de 2019, nas dependências da Unicamp, em Campinas – São Paulo, contou com a presença de docente do curso de Geografia da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Estudos realizados na UPF foram apresentados na oportunidade. Representando o curso, o professor Me. Claudionei Lucimar Gengnagel apresentou o artigo “O trabalho de campo como metodologia para o ensino de geografia: do ensino superior à educação básica”, o qual foi desenvolvido juntamente com os acadêmicos Paula Rodrigues da Rosa, Chilavert Topolski e Bárbara Jayne Budke. O trabalho é uma reflexão a partir da curricularização da extensão realizada no curso de Geografia da UPF, na disciplina de Práticas de Geografia IV e pode ser compartilhado com os conferencistas.
Além da apresentação, na noite de quarta-feira, dia 3 de julho, o professor lançou dois livros no evento, ambos narrando experiências vividas pela Geografia da UPF. Um deles é “Geografia, educação e cidadania”, que tem Gengnagel como organizador; e o outro é “Limitações e possibilidades da formação inicial de professores de Geografia”, no qual contribui com um artigo. Segundo o professor, o ENPEG é o maior evento do ensino de geografia do Brasil. “A participação como docente do curso de Geografia da UPF é importante para a divulgação das experiências da Universidade e, ainda, para agregar novas metodologias e práticas pedagógicas”, constata ele.