Conselho deve revisar o PNPG; diretora do Ministério da Saúde participa de encontro para propor parcerias
As últimas revisões do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2025-2029 e novas parcerias entre o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e o Ministério da Saúde pautaram a abertura da 236ª reunião ordinária do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, realizada entre 10 e 14 de março.
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou do turno vespertino do dia 10 e tratou do PNPG. A gestora destacou a importância de reunir todas as sugestões possíveis do colegiado antes de levar o assunto de forma definitiva ao Conselho Superior da Coordenação. Uma comissão com representantes dos três Colégios do conhecimento trata do tema no âmbito do CTC-ES.
Antes da chegada de Denise, a reunião foi conduzida pelo diretor de Avaliação da CAPES e presidente do CTC-ES, Antonio Gomes de Souza Filho. O foco da discussão era a possibilidade de aprofundar as parcerias entre o SNPG e o Ministério da Saúde. A ideia é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma abordagem interdisciplinar, que envolva tanto os programas de pós-graduação da área da saúde quanto de outras.
“A parceria da CAPES com o Ministério da Saúde potencializa o investimento e fortalece a interação dos Programas de Pós-Graduação com a sociedade”, disse Antonio Gomes. “No caso aqui, da dimensão saúde, que é transversal para toda a sociedade”, ou seja, ela é capilar, ela é transversal e atinge todos os brasileiros e brasileiras”, continuou. A opção por ter o CTC-ES como local de debate foi o fato de haver representantes das áreas de avaliação.
Pelo Ministério da Saúde, participou a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Monica Felts, que enfatizou a importância de uma abordagem multidisciplinar. “O foco é a saúde, mas pensamos em abordagens com áreas sociais, áreas exatas, áreas da saúde, áreas ambientais”, pontuou. “Como podemos desenvolver editais em conjunto? Políticas públicas em que os temas, as necessidades, as dores do Ministério da Saúde possam ser projetos e fontes de recurso para estruturar mais programas de pós-graduação ou os já existentes”, explicou.
Sobre o CTC-ES
O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior é um dos colegiados da CAPES. Suas atribuições incluem, entre outras, a colaboração na elaboração da proposta do PNPG, a deliberação sobre propostas de cursos novos e as notas atribuídas na avaliação dos programas de pós-graduação (PPG), além de assistir à Diretoria-Executiva da CAPES na formulação de políticas e diretrizes específicas de atuação para formação de recursos humanos qualificados e para o SNPG.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto de capa: Presidente da CAPES participa da 235ª reunião ordinária do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (Teodoro Gomes – CGCOM/CAPES)