Durante a 223ª reunião, Conselho Técnico-Científico da Educação Superior também abordou temas como a internacionalização e análise das áreas de avaliação
O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizou entre os dias 14 e 18 de agosto a 223ª reunião ordinária, na sede da CAPES, em Brasília. Durante a semana, o colegiado deu continuidade à Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), apresentadas no âmbito da Portaria nº 150, de 4 de agosto de 2022.
Constou na pauta do Conselho o debate, juntamente com a Diretoria de Relações Internacionais, das ações de internacionalização no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Foram apresentadas as fichas de avaliação das áreas, numa preparação para o Seminário de Meio Termo que será realizado nos meses de outubro e novembro, assim como a proposta de criação de uma nova área de avaliação “Ciências e Humanidades para a Educação Básica”, que incluirá os Programas PROF/ProEB.
Nos dias 15 e 16, Mercedes Bustamante participou do encontro com os conselheiros. Ela lembrou que o CTC-ES terá um papel muito importante ao trabalhar em conjunto com os Programas de Pós-Graduação, destacando que “temos trabalhado muito a questão de termos um diálogo muito franco com todas as entidades, representantes”. A presidente da CAPES lembrou ainda que é da avaliação que são extraídos os dados para as etapas seguintes do processo, como o fomento e a internacionalização, e pediu que “ao discutirem avaliação, tenham como referência não só os cursos que vocês acompanham, nas suas áreas, mas o Sistema Nacional de Pós-Graduação como um todo”.
Por fim, Paulo Jorge dos Santos, diretor de Avaliação da CAPES, ressaltou a importância da objetividade e clareza dos pareceres “para dar maior sustentação ao sistema de avaliação”.
Sobre o CTC – ES
O Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) foi instituído em 2007, para auxiliar a CAPES na elaboração da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério, além de colaborar na definição de políticas e diretrizes relacionadas à formação inicial e continuada de professores. Atualmente, presidido por Márcia Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, a composição do CTC-EB conta com os secretários do MEC, gestores das diretorias finalísticas da Fundação e 20 representantes da sociedade.
Para a escolha dos representantes da sociedade, a CAPES realizou uma consulta à comunidade para sugestões a partir das quais uma lista tríplice com 60 nomes foi aprovada pelo Conselho Superior da CAPES em 02/05/2023, conforme o Estatuto da CAPES (Decreto nº 11.238, de 18 de outubro de 2022). Da lista tríplice foram selecionados os 20 representantes considerando a representação regional, equidade de gênero e diversidade de abordagens e especialidades na Educação.
Legenda das imagens:
Banner e imagens dentro da matéria: Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, participou da 223ª reunião do CTC-ES (Foto: Naiara Demarco – CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES