Levantamento foi divulgado hoje pela QS Quacquarelli Symonds analista internacional de Educação Superior
O Rio Grande do Sul tem 14 instituições em uma lista das melhores universidades da América Latina. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (22) no QS Latin America Ranking 2023, levantamento feito pela QS Quacquarelli Symonds, analista internacional de Educação Superior. A lista traz a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na 17ª colocação geral e na sexta no Brasil.
Entre as 14 universidades incluídas no estudo, sete são públicas e sete são privadas ou comunitárias. Quatro universidades melhoraram posições no último levantamento: UFRGS, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (Unisinos) e Universidade de Passo Fundo (UPF).
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) caiu seis posições, mas manteve o posto de segunda melhor instituição privada do Brasil, atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). No Estado, a PUC é a melhor entres as privadas/comunitárias.
A UFSM se destaca nesse contexto: saiu da 93ª no ranking 2022 para a 81ª no último levantamento. Quatro instituições gaúchas mantiveram a mesma colocação nas duas listas e seis perderam postos.
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) não figura na lista, após ter ficado na posição 136 no estudo anterior. À reportagem de GZH, a reitoria da instituição informou que isso ocorreu devido à mudança dos critérios da avaliação. Para participar, é necessário que a universidade atenda pelo menos duas áreas do conhecimento, e a UFCSPA atua apenas na saúde. Por isso, a federal não foi incluída na lista deste ano.
Assim, no ranking 2023, o Estado perdeu um representante, porque nenhuma nova instituição ingressou no levantamento mais recente.
O ranking faz referência a 2023 porque o trabalho pretende ser um guia para quem busca escolher onde estudar no próximo ano. Conforme a Quacquarelli Symonds, o ranking latino-americano deste ano é o maior já publicado, com 428 instituições em 20 países, acima das 418 de 2021. A Pontifícia Universidad Católica de Chile manteve o primeiro lugar geral, com a Universidade de São Paulo (USP) em segundo e a Universidad de Chile em terceiro.
O trabalho indica que o Brasil é o país latino-americano mais representado no ranking deste ano. Das 98 universidades brasileiras classificadas, 23 melhoraram posições, 24 caíram e 47 permanecem estáveis no último ano. Quatro universidades brasileiras entraram pela primeira vez no ranking este ano.
Melhor universidade gaúcha da lista, a UFRGS passou do 19º para o 17º lugar entre todas as instituições, a melhor colocação no ranking.
— A universidade não trabalha para os rankings. Eles são ferramentas de diagnóstico, mas fazem um recorte da realidade, porque cada um trabalha com um grupo específico de indicadores. O QS é um ranking que usa bases científicas internacionais muito boas — diz Soraya Tanure, Secretária de Avaliação Institucional da UFRGS.
A metodologia do levantamento usa oito indicadores, que tratam desde o impacto da universidade na internet até a qualificação acadêmica do corpo docente. Em cada item a instituição pode receber nota máxima cem. Os quesitos têm pesos distintos e compõem a nota final, que, no caso da UFRGS, foi 76.3. Em três avaliações, a instituição gaúcha se aproximou do cenário perfeito: nos indicadores de rede de pesquisa internacional (99.6), professores com doutorado (99.8) e produção científica (97.1).
— Esses são indicadores que a UFRGS sempre pontua muito bem, porque ela é uma universidade de excelência em pesquisa e, por consequência, tem parcerias fortes com pesquisadores e universidade de fora do país — comenta Soraya.
Posição das universidades gaúchas no ranking 2023 (a partir da posição 150, o ranking deixa de informar a colocação individual e passa a incluir as instituições apenas em grupos).
17. Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)
63. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
81. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
123. Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (Unisinos)
251-300. Universidade de Caxias do Sul (UCS)
251-300. Universidade de Passo Fundo (UPF)
Fonte: GZHRS