Reunião realizada na CAPES abordou diretrizes para o documento que terá a vigência para período de 2024 a 2028
Mapear e diagnosticar cenários, e recomendar ações futuras. Durante os dias 30 e 31 de maio, integrantes da comissão responsável por subsidiar a CAPES na elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) reuniram-se para discutir as diretrizes para o novo Plano, que terá vigência para o período de 2024 a 2028.
Ao colegiado, Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, disse que o PNPG 2024 – 2028 deve ser um documento orientador, fruto de muito diálogo, transparência e previsibilidade. A gestora enfatizou a necessidade de o documento abarcar as diversas realidades do Brasil: “Parte da nossa riqueza é essa diversidade. Precisamos entender esse Brasil que, hoje, caminha em compassos diferentes e orientar o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) no sentido de abranger essa pluralidade”.
A reunião também oficializou a incorporação do novo grupo de trabalho (GT) da comissão, que abordará a formação de professores da educação básica. Márcia Serra, diretora de Formação de Professores da CAPES, ressaltou a importância dessa inclusão. “A intenção desse GT é pensar formas de estreitar as relações da pós-graduação com a formação de professores da Educação Básica: como a pós-graduação pode fortalecer a formação desses professores e como essa formação pode trazer novos objetos de pesquisa para a pós-graduação”.