Está prevista a concessão de 3.100 bolsas de iniciação tecnológica
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), lança nesta quarta-feira, 15, a Chamada Pública do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), para a concessão de cerca de 3.100 bolsas de Iniciação Tecnológica (IT), modalidade voltada para estimular a pesquisa tecnológica e de inovação entre estudantes de graduação. Universidades e Centros de Pesquisa, públicos ou privados, poderão concorrer por meio de submissão de propostas institucionais até o dia 01/08/2022.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBITI) foi criado em 2005 com o objetivo de contribuir para a formação e o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa voltadas ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, e é dirigido às instituições de ensino e pesquisa que também atuam na área tecnológica e de inovação e que mantenham interação com empresas e organizações afins.
A submissão das propostas deve ser efetuada, exclusivamente, pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC), e as instituições a serem contempladas devem realizar, além da pesquisa científica, pesquisa tecnológica e de inovação, bem como manter uma política de iniciação tecnológica e de inovação institucionalizada..
As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 meses, o primeiro ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2022 e o segundo em 1º de setembro de 2023.
Leia aqui o texto completo da Chamada PIBITI
Fonte: CNPq