Disponível no portal do Inep, publicação explica composição da prova, correção e traz exemplos de redações nota mil. Edição de 2022 será em novembro
Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o documento “A Redação do Enem 2022 – Cartilha do Participante”. Entre outros aspectos, a publicação traz a matriz de referência da prova, detalha as cinco competências avaliadas e explica o processo de correção. A cartilha conta, ainda, com amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima (1000 pontos) na edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio.
Os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da sua formação. A nota poderá chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, quantidade de linhas abaixo de sete no total, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Correção – O processo de correção é monitorado em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Inep. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Os profissionais selecionados para isso atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.
Aplicação – O Inep aplicará o Enem 2022 em dois domingos (13 e 20 de novembro) para 3.396.632 pessoas, em todos os estados e no Distrito Federal. O tema da redação será o mesmo para as duas versões: impressa e digital. Cabe pontuar que a redação da versão em computador do exame será realizada em material impresso.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Desde 2009, é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
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