Terceira edição destaca os 70 anos da Fundação e foi lançada nesta quarta-feira, 28 de dezembro
Em seu texto de apresentação para a revista, Victor Godoy, ministro da Educação, destaca que a CAPES é um verdadeiro pilar da educação do País. “Não podemos esquecer que 90% das pesquisas científicas do Brasil são realizadas dentro da universidade”, pontua.
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, reitera o combate às desigualdades no País. “O desenvolvimento igualitário das regiões brasileiras afeta diretamente a vida das pessoas que nelas vivem. Foi com esse objetivo que a CAPES lançou o PDPG na Amazônia Legal, para fortalecer a pesquisa e a formação de recursos humanos”, afirma.
São 84 páginas, com 25 matérias, que abordam as histórias e conquistas da CAPES. A agência é vinculada ao Ministério da Educação e é responsável pelas políticas de pós-graduação stricto sensu brasileira dentro e fora do País e pelo apoio à formação de professores da educação básica.
A revista traz o histórico desde a criação da CAPES, em 11 de julho de 1951. Há destaque para o início da concessão de bolsas, a criação do Portal de Periódicos (maior base para pesquisa do Brasil), o lançamento do modelo inédito de distribuição de bolsas e os Programas da Fundação, entre estratégicos e institucionais.
Também estão nas páginas da publicação a valorização dos professores da educação básica com o apoio da CAPES, a promoção da internacionalização como forma de expansão da ciência brasileira e consequente desenvolvimento do País, e o papel da Avaliação Quadrienal para a consolidação da pós-graduação nacional. Tem espaço, ainda, para o investimento tecnológico, como em aplicativos, para assegurar o acesso de estudantes, pesquisadores e professores ao redor do mundo a todos os serviços da CAPES.
Esta é a terceira edição da revista CAPES em Foco. A primeira tratou dos estudos financiados por meio do Programa de Combate a Epidemias da CAPES, destinado a projetos de enfrentamento à COVID-19 e outras doenças. Já a segunda teve como tema o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal, sobre a ciência como motor do desenvolvimento de uma região que abrange todo o Norte e os estados do Maranhão e de Mato Grosso.
Confira aqui a terceira edição da revista CAPES em Foco.