a3197853 5f8b 4d92 ab43 92d0dcd5d831
a3197853 5f8b 4d92 ab43 92d0dcd5d831

CAPES divulga resultado do Projeto de Cooperação entre Instituições

Foram aprovadas 43 propostas de turmas temporárias de mestrado e/ou doutorado

A CAPES divulgou o resultado do Edital nº 25/2024, do Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI). Disponível no site da CAPES, o documento lista 43 propostas de turmas temporárias de mestrado (Minter) e/ou doutorado (Dinter) acadêmicos ou profissionais aprovadas pela Fundação e pelas respectivas áreas de avaliação.

Como é praxe, o funcionamento de cada turma se dá pelo trabalho conjunto de duas instituições, uma promotora e uma receptora. As promotoras podem acessar as fichas de avaliação na Plataforma Sucupira, onde  também poderão apresentar pedidos de recurso até 6 de abril. 

As atividades de orientação e didáticas são conduzidas pela instituição promotora, que precisa contar com programa de pós-graduação stricto sensu (PPG) nacional com nota mínima 4 para ofertar mestrado e 5 para doutorado. Já as aulas são realizadas nas dependências da instituição receptora (nacional ou internacional), atuante no setor de ensino e pesquisa, produtivo ou econômico-social (não acadêmico).

A redução de assimetrias é um dos propósitos do PCI, ao levar a experiência de instituições tradicionais na formação de mestres e doutores para fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa. Com isso, há o fortalecimento de grupos de pesquisa, a qualificação de profissionais para atuação no mercado de trabalho e a oferta de pós-graduação, sem necessariamente abrir novos programas.

Sobre o Programa
Pelo PCI, as instituições podem fazer acordos para oferecer e receber turmas temporárias de mestrado (Minter) ou de doutorado (Dinter) nas modalidades acadêmica e profissional. Com isso, é possível que um programa de pós-graduação auxilie no desenvolvimento de outra unidade em cidade menos favorecida do País. Dentre os objetivos do PCI, destacam-se a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa e a redução de desigualdades regionais.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Foto de capa: iStock

Deixe um comentário