Reunião presidida pelo MEC marcou o início das atividades lideradas pelo país, com a apresentação de quatro temas prioritários para a cooperação educacional em 2025, que incluem a educação básica e a superior
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Assessoria Internacional (AI), realizou, na segunda-feira, 24 de fevereiro, a primeira reunião sob a presidência brasileira do Brics-Educação. O encontro marcou o início das atividades lideradas pelo Brasil, com a apresentação de quatro temas prioritários para a cooperação educacional em 2025, definidos após consultas internas e externas.
As prioridades destacadas pelo Brasil incluem a ampliação das matrículas no ensino médio e na educação profissional e tecnológica (EPT); o uso ético da inteligência artificial na educação básica; a consolidação da rede de universidades do Brics; e a garantia da qualidade nos processos de avaliação do ensino superior. Durante a reunião, os países participantes manifestaram apoio às propostas e ao calendário apresentado.
“Concentraremos as atividades no primeiro semestre, uma vez que, na segunda metade do ano, o Brasil sediará a Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-30), em Belém (PA), e assumirá a presidência do Mercosul. Nossa agenda no Brics culminará com a reunião ministerial prevista para a primeira semana de junho”, explicou o assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Figueiredo de Souza.
Brics – Criado em 2009 por Brasil, Rússia, Índia e China, com a África do Sul integrando o grupo desde 2011, o Brics é um mecanismo de diálogo sobre questões globais. Em 2024, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã foram incorporados como novos membros, e em 2025 a Indonésia também passou a integrar o bloco.
Os encontros entre os ministérios da educação dos países membros tiveram início em 2013. Para o MEC, a presidência brasileira do Brics-Educação representa uma oportunidade para diversificar as parcerias internacionais no setor, além de fortalecer a operação entre participantes do bloco. A iniciativa possibilita ao Brasil conhecer de perto as experiências de países que, dado o contexto global, compartilham desafios educacionais semelhantes aos enfrentados no país.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da AI
Foto de capa: Divulgação/MEC