Transmissão será na quinta (2), às 10h, no YouTube do Inep. Seis instituições que tiveram relatos de boas práticas selecionados participarão do encontro
A terceira live do Censo da Educação Superior 2022 será transmitida na próxima quinta-feira, 2 de março, a partir das 10h (horário de Brasília), no canal do Inep no YouTube. O encontro virtual abordará os relatos de boas práticas da pesquisa estatística de 2021 e contará com a participação de seis representantes das instituições que tiveram as narrativas selecionadas, entre faculdades, institutos federais e universidades, de categorias privada e pública.
As lives do Censo Superior são destinadas aos usuários envolvidos com o preenchimento do Sistema Censup, os recenseadores e auxiliares institucionais. Ao todo, o Inep realizará quatro lives sobre a pesquisa estatística de 2022, sempre focando os módulos que já estão disponíveis no sistema.
Cronograma – A partir desta quarta-feira, 1º de março, será liberado o módulo Consistência, em que os representantes institucionais devem realizar a conferência, os ajustes e o envio das justificativas dos relatórios de consistência. O prazo termina em 5 de maio.
A coleta de dados do Censo da Educação Superior 2022 começou no dia 2 de fevereiro de 2023 e vai até 23 de junho deste ano, pelo Sistema Censup. Essa aplicação também estará aberta, até 7 de abril, para os representantes institucionais realizarem a conferência dos dados cadastrais carregados do Cadastro e-MEC para o Censup e solicitarem ajustes. Até 20 de abril, os recenseadores institucionais poderão preencher os dados censitários e realizar a verificação de erros até a sua finalização sem pendências.
Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de nível superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação dos resultados finais, as informações coletadas passam a figurar como dados oficiais.
Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.