Instituições de ensino superior e pesquisa devem realizar todo o processo pela Plataforma Sucupira
Termina na sexta-feira, 30 de setembro, o prazo para instituições de ensino superior e pesquisa apresentarem propostas de cursos novos de mestrado e doutorado, profissionais ou acadêmicos, presenciais ou a distância. Todo o procedimento deve ser feito pela Plataforma Sucupira, da CAPES.
As regras para a submissão de Propostas de Cursos Novos estão descritas na Portaria nº 150/2022. Na elaboração, é preciso levar em conta os parâmetros a partir dos Documentos de Área e Documentos Orientadores de Avaliação de Proposta de Cursos Novos (APCN). As normas da APCN, com todas as portarias e orientações, encontram-se no site da Fundação.
Na análise das propostas, serão consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Outros aspectos a serem observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.
No caso de cursos a distância, somente serão permitidas propostas de mestrado. O doutorado nessa modalidade só será possível após o mestrado passar pela primeira avaliação quadrienal e obter, pelo menos, nota 4. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: gtead@capes.gov.br.
Um grupo específico tem prazo diferente: Coordenadores de programas de mestrado que tiverem a nota aumentada de 3 para 4 na Avaliação Quadrienal 2017-2020 e estejam interessados em criar um doutorado, terão até 20 de janeiro de 2023 para apresentar suas propostas.