Proposta foi apresentada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, às associações representativas da educação superior nesta última segunda (18), em reunião virtual.
A proposta de realização do ano I do sétimo ciclo avaliativo do Enade em 2023 foi recebida com satisfação pelas entidades representativas. Crédito: Reprodução/ Inep.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, apresentou, nesta última segunda-feira, 18 de outubro, às associações representativas da educação superior a proposta de realização do ano I do sétimo ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2023. A avaliação estava prevista para ocorrer em 2022; contudo, em função da pandemia de covid-19, ela ocorreria simultaneamente ao encerramento do sexto ciclo avaliativo (ano III), conforme Portaria n.º 494, de 8 de julho de 2021.
A sugestão foi recebida com satisfação pelas entidades representativas, que apoiaram o Inep na separação das avaliações, sem acumular as áreas avaliadas de diferentes anos. A proposta de realizar a avaliação do sétimo ciclo surgiu após o Inep levantar os dados em relação à quantidade de áreas, de estudantes inscritos e de cursos a serem avaliados em 2022, conforme tabela abaixo, apresentada pelo diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Luis Filipe Grochocki:
Ano/Ciclo |
Total de áreas |
Total de cursos |
Total de inscritos |
Ano II/6º ciclo (2021 – edição em andamento) |
30 |
8.009 |
492.459 |
Ano III/6º ciclo (2022) |
25 |
12.827 |
524.302 |
Ano I/7º ciclo (2023) |
30 |
11.925 |
313.130 |
De acordo com Dupas, membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) já haviam apresentado uma preocupação quanto à aplicação de dois ciclos avaliativos no mesmo ano. “Na época em que a Conaes apresentou a preocupação com relação à logística do exame, ponderei para tomarmos a decisão após levantarmos os números, de modo a decidirmos com um direcionamento mais assertivo”, esclareceu.
A realização da reunião foi uma solicitação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao presidente do Inep, no intuito de manter o diálogo e a transparência com as entidades representativas da educação superior, de modo a esclarecer a proposta e apresentar os números apurados pelo Instituo.
O próximo passo do Inep é encaminhar a proposta para a Conaes analisar e, em seguida, enviar ao ministro Milton Ribeiro para deliberação formal, por meio de portaria a ser publicada no Diário Oficial da União.
A presidente da Conaes, Ana Maria de Mattos Rettl, declarou satisfação com o resultado da reunião e o posicionamento das associações e entidades representativas. “A preocupação da comissão foi exatamente de não sobrecarregar as secretarias [municipal e estadual], mas sem prejuízo às instituições”, explicou. Mattos garantiu apresentar a proposta na próxima reunião da comissão, para decidir, junto às secretarias de Educação, sobre a avaliação do ano I do sétimo ciclo avaliativo do Enade.
Também esteve presente na reunião a secretária substituta da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC), Cristiane Dias Lepiane.
Enade 2021 – O Enade 2021 será aplicado no dia 14 de novembro e avaliará os concluintes de cursos de graduação e de cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II do sexto ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No que se refere a bacharelado, serão avaliados os concluintes e os cursos de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.
Em termos de licenciatura, serão avaliados os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química. Também farão parte da avaliação os cursos superiores de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, em gestão da tecnologia da informação e em redes de computadores.
Enade – Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep, o exame é um dos componentes do Sinaes. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Confira o edital do Enade 2021