pexels rdne 6129507
pexels rdne 6129507

Adesão de instituições ao Enare começa em 28/4

Nesta edição, poderão participar do Exame Nacional de Residência instituições públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos que ofertam programas de residência médica e de residência multiprofissional em saúde

Foi publicado, nesta quinta-feira, 24 de abril, o chamamento público para adesão de instituições à 6ª edição do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

A edição deste ano traz novidades: além das instituições públicas, poderão participar instituições privadas com ou sem fins lucrativos que ofertam programas de residência médica e/ou de residência multiprofissional e em área profissional da saúde. Os programas precisam ser reconhecidos pelo MEC e possuir vagas autorizadas com financiamento de bolsas de residência. Além disso, em 2025, o Enare será constituído por única etapa obrigatória, de caráter eliminatório e classificatório — exame escrito (prova objetiva) —, que corresponderá a 100% da nota final. 

A adesão ao Enare 2025 deverá ser realizada das 12 horas do dia 28 de abril até as 23 horas e 59 minutos do dia 20 de maio, data que também marca o fim do período para pagamento da taxa de adesão de instituição privada com fins lucrativos. A participação no exame não traz custo financeiro para as instituições públicas e privadas sem fins lucrativos. 

Na edição passada, o Enare registrou 89.071 inscritos, um aumento de 30,4% em relação ao ano anterior, quando o certame contou com 68.300 inscritos. O processo seletivo ofereceu 4.998 vagas de residência médica, 3.886 vagas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde, totalizando 8.884 oportunidades em 163 instituições de todo o país. 

Enamed – Lançado na quarta-feira, 23 de abril, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) será conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com a Ebserh. Os resultados do Enamed poderão ser utilizados para acesso às vagas de residência médica de acesso direto no Enare. 

O Enamed é obrigatório para todos os estudantes concluintes de medicina, e as inscrições serão gratuitas. Os demais interessados em participar poderão se inscrever no Enamed a fim de utilizar os resultados no âmbito do Enare para as especialidades de acesso direto. Para isso, é necessário se inscrever no Enare e pagar uma taxa de inscrição, exceto para casos de isenção que estarão previstos no edital do candidato. 

As mudanças com o Enamed são de responsabilidade da Ebserh e do Inep. As instituições participantes seguem realizando a adesão com a inscrição das suas vagas de residência a serem ofertadas no Enare. 

Além disso, os candidatos que concorrerão às vagas de residências multiprofissional e em área profissional da saúde, ou às vagas de residências médicas para os programas de pré-requisito; área de atuação; e ano adicional; seguirão realizando as provas do Enare, como nas edições anteriores. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Ebserh 

Foto de capa: RDNE Stock project/ pexels.com

Deixe um comentário