Entidades públicas e privadas sem fins lucrativos podem aderir ao exame até junho deste ano. A data provável da prova é 20 de outubro
O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), autarquia vinculada ao MEC — abriu o período de adesão das instituições públicas e privadas sem fins lucrativos ao Exame Nacional de Residência (Enare) 2024. O exame, que está em sua quinta edição, possibilita importantes vantagens para as instituições participantes do certame: menor quantidade de vagas ociosas, eliminação de custos e carga burocrática da realização de exames individuais, entre outras.
A participação das instituições pode ser registrada por meio de um cadastro on-line e gratuito, a ser disponibilizado na página do certame. O Enare é aberto a instituições cujos programas de residência estejam autorizados pelo MEC e tenham garantidas as fontes financiadoras para realizar o pagamento das bolsas dos residentes.
O processo seletivo tem um sistema de classificação muito próximo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para a residência médica, o candidato, ao se inscrever, deve escolher a especialidade e, após a realização da prova, o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. A modalidade multiprofissional e uniprofissional segue o mesmo caminho. No ato da inscrição, o candidato opta pelo programa que deseja cursar e, após a realização da prova, pelo local, de acordo com a pontuação alcançada.
A janela de escolha fica disponível por um tempo determinado, para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando quem ocupará as vagas quando é fechada a janela de escolha.
O presidente da estatal, Arthur Chioro, salientou que o Enare também traz vantagens para os candidatos, o que se reflete em uma quantidade maior de inscritos, possibilitando a ampliação e a qualificação da seleção de residentes médicos, uniprofissionais e multiprofissionais. “Com apenas uma inscrição, o candidato pode concorrer no Brasil inteiro, economizando gastos com diversas inscrições e viagens. As provas são realizadas em todas as capitais de estados e do Distrito Federal, além de cidades-polo distribuídas por todo o País, na data provável de 20 de outubro. Isso facilita a locomoção e reduz despesas pessoais, atraindo mais candidatos, o que também repercute positivamente para as instituições participantes”, explicou.
Retrospecto – Em 2023, a quarta edição do Enare registrou 68.300 inscritos, divididos em 36.555 para a área médica e 31.745 para a residência uni e multiprofissional. Foram ofertadas 5.187 vagas, distribuídas em 3.169 na área médica e 2.018 nas modalidades uni e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e 14 áreas da saúde em diversos programas de 114 instituições de todo o Brasil.
Ebserh – Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Rede Ebserh
Imagem de Capa: MEC Divulgação