Interessados em trabalhar nas provas podem se inscrever até o dia 22 de julho.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu as inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Interessados devem se candidatar até o dia 22 de julho.
As vagas são destinadas para servidores públicos do Poder Executivo Federal e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2022.
Para se candidatar é necessário ter cursado o ensino médio. Além disso, também é requisito não possuir cônjuge, companheiro ou parentes de até terceiro grau inscritos no exame. No ato de inscrição o candidato poderá escolher até três cidades ou sub-regiões de atuação.
Trabalhar no Enem 2022
Os colaboradores da RNC serão responsáveis por certificar, in loco, a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do Enem 2022, em 13 e 20 de novembro.
A atuação dos certificadores será realizada a partir de demandas geradas pelo Inep na Página de Acompanhamento dos Certificadores. O certificador pode ser demandado para um ou dois dias de atuação, na aplicação presencial ou online do exame.
Os convocados serão responsáveis por registrar as informações da aplicação em sistema eletrônico e comunicar ao Instituto possíveis ocorrências identificadas.
Treinamento
Para isso, será realizado um treinamento online para os procedimentos de segurança e medidas necessárias para a realização do exame. A divulgação dos interessados aptos para a capacitação será divulgada no dia 9 de setembro.
Para realizar o treinamento e exercer a função de certificador é necessário que o candidato possua smartphone ou tablet, com acesso próprio à internet móvel, que cumpra os seguintes requisitos
-
Compatível com sistema operacional Google Android, minimamente na versão Android 5.1 (Loliipop) ou em versões superiores
-
Compatível com sistema operacional Apple iOS, minimamente na versão iOS 10 ou em versões superiores
Os colaboradores serão considerados aptos a atuar como certificadores somente após serem aprovados no curso com, no mínimo, 70% de aproveitamento. No entanto, nem todos os capacitados serão convocados para trabalhar no Enem 2022.
Leia também: Como ser fiscal no Enem
Pagamento
O valor da hora de trabalho do servidor público do Poder Executivo Federal como certificador da RNC será de R$ 30. Já a atividade desenvolvida pelo docente terá o valor de R$ 360 a diária.
O pagamento ocorrerá após a aplicação do Enem 2022, em conta-corrente ou poupança, informada no ato da inscrição.
Mais informações no edital e site do Inep.
Fonte: UOL Educação