A decisão veio devido às restrições do COVID-19
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) autorizou que os beneficiados pelo Edital nº 25/2019 do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) realizem seus encontros virtualmente. A decisão foi tomada em função das restrições impostas pela pandemia de COVID-19. Os eventos devem acontecer dentro da vigência já aprovada pela Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB).
Ao serem comunicados sobre a possibilidade, alguns coordenadores já solicitaram permissão. É o caso de Patrícia Gama, da Universidade de São Paulo (USP), copresidente do XX Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular, que ocorrerá entre os dias 27 e 29 de janeiro. Ela conta que o seu evento, totalmente virtual, pretende integrar pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e do exterior, além de criar redes colaborativas com estudantes de pós-graduação. Sua expectativa é de que entre 800 e 900 pessoas participem.
Tereza Cartaxo, da Universidade de Pernambuco (UPE), é coordenadora do 2º Workshop Internacional de Biologia Celular e Molecular, que acontece nos dias 03 e 04 de fevereiro. A expectativa é de que mil pessoas interajam virtualmente nos pôsteres, palestras e mesas redondas. O evento tem parcerias com instituições nacionais e internacionais, como a Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Academia Chinesa de Ciências.
Outro interessado na mudança é José Euzebio Simões Neto, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), presidente da comissão organizadora do 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). O evento acontece de 1º a 04 de março, com o tema ‘Para que o ensino de Química? – Reflexões sobre as pesquisas e ações da área no século XXI’ e já tem 800 inscritos.
“A ajuda da CAPES é essencial para o bom funcionamento da divulgação da produção científica nacional e não é diferente para a nossa área, para a comunidade de pesquisadores em ensino de Química e de ciências em geral”, avalia Simões Neto.
PAEP
O PAEP apoia a divulgação da produção científica e tecnológica, além de fortalecer a cooperação científico-acadêmica e a integração entre professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. O Programa atende a eventos de curta duração relevantes para a pós-graduação que ocorram no Brasil, com abrangência nacional ou internacional.
Fonte: Capes