Encontro on-line com integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior discute retorno das avaliações externas
Durante toda esta quarta-feira, 3 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está reunido, de forma virtual, com integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). O encontro teve início às 8h, com encerramento previsto para as 18h15.
Para que cerca de 150 avaliadores presentes pudessem expressar a realidade das instituições de educação superior das quais fazem parte, o grupo foi dividido em quatro blocos, com duração de duas horas cada um. O objetivo do bate-papo é discutir o retorno das avaliações in loco dos cursos de graduação e as condições de trabalho durante a pandemia. Esse modelo de encontro será realizado frequentemente para discussões e aprimoramento a respeito das avaliações.
A diretora substituta de Avaliação da Educação Superior e coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior, Sueli Silveira, esteve presente na reunião e explicou sobre a necessidade de o Inep estar ainda mais próximo dos avaliadores, neste momento de pandemia. “Nós entendemos que é extremamente importante estarmos perto de vocês; precisamos ouvi-los, trocar experiências. Esse momento é sempre muito rico para que a gente possa acompanhar todo o processo e buscar o aperfeiçoamento necessário para a realização das avaliações externas in loco”, declarou.
Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos das instituições de educação superior. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.
As avaliações também servem como subsídio para informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica.
BASis – O Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é o cadastro nacional e único de avaliadores que compõem as comissões responsáveis pela avaliação externa in loco dos cursos de graduação e das instituições de educação superior.
Sinaes – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é responsável pela avaliação das instituições, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Uma de suas finalidades é a melhoria da qualidade da educação superior brasileira.
Saiba mais sobre a Avaliação in loco
Fonte: Inep