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Ministério da Educação divulga o novo Enem

O ministro de Estado da Educação apresenta o novo Exame Nacional do Ensino Médio, que deverá ser aplicado a partir de 2024

Nesta quinta-feira (17), às 14h, o ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, acompanhado pelos secretários do Ministério da Educação (MEC) e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, anunciou o relatório final do Grupo de Trabalho (GT) da reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na ocasião, serão apresentadas as mudanças no exame, em decorrência das novas diretrizes do Novo Ensino Médio, que começará a valer a partir de 2024.

Com a implantação do Novo Ensino Médio em todo o País, foi criado, por meio da Portaria n.º 411, de 17 de junho de 2021, alterada pela Portaria n.º 557, de 22 de julho de 2021, o GT multidisciplinar a fim de propor um novo formato para o Enem, o qual atendesse à nova ressignificação da escola como espaço de convivência e de relações sociais, de aprendizagens essenciais e de oferta de trajetórias diversificadas.

O GT, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, é constituído por representantes das secretarias de Educação do ministério, do Inep, do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). Para chegar ao novo formato do exame, o GT realizou 12 reuniões, nas quais o grupo ouviu especialistas, conheceu exames aplicados em outros países e trouxe estudos sobre o assunto, a fim de qualificar a discussão para que fosse proposto o melhor formato possível para o Enem.

O relatório final do GT, com a consolidação da proposta, traz as seguintes considerações:

  • O Enem será constituído por dois instrumentos:
    • primeiro instrumento abrangerá a formação geral básica do Novo Ensino Médio, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de forma interdisciplinar e contextualizada, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, aprofundando a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre suas soluções.
      • A matriz de referência do instrumento deverá contemplar as articulações entre as competências gerais, as competências específicas e habilidades das áreas do conhecimento, com maior ênfase em língua portuguesa e em matemática.
      • A avaliação do domínio de língua inglesa ocorrerá de forma integrada com a área de linguagens e suas tecnologias. O instrumento incluirá avaliação da produção de textos em língua portuguesa, inclusive na forma de redação.
    • segundo instrumento deverá abordar os itinerários formativos do ensino médio, observando os eixos estruturantes dos itinerários (investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, empreendedorismo) e o aprofundamento das competências e habilidades da BNCC.
      • As matrizes de referência do instrumento deverão contemplar as articulações entre os eixos estruturantes e as áreas do conhecimento de forma integrada, a partir do estabelecido na Portaria MEC n.º 1.432/2018.
      • O instrumento será organizado em quatro blocos, cada um deles correspondente a uma combinação binária entre áreas de conhecimento, e os participantes deverão escolher apenas um deles para responder:

 

BLOCO I

BLOCO II

BLOCO III

BLOCO IV

Linguagens e suas tecnologias

e

Ciências humanas e sociais aplicadas

Matemática e suas tecnologias

e

Ciências da natureza e suas tecnologias

Matemática e suas tecnologias

e

Ciências humanas e sociais aplicadas

Ciências da natureza e suas tecnologias

e

Ciências humanas e sociais aplicadas

Além disso, o novo Enem promoverá a transição gradual para a realização de provas digitais e avançará na utilização de novas tecnologias, tais como plataformas adaptativas, novos processos de correção automatizada que acelerem a divulgação dos resultados com maior precisão e inteligência artificial para correção de itens abertos e da redação. As provas físicas serão mantidas até que seja garantido o acesso tecnológico a todos os participantes.

O novo Enem materializa as diretrizes legais da reforma do ensino médio, já em vigor, que busca atender às necessidades e expectativas dos estudantes, por meio da BNCC, e uma formação específica, composta por itinerários formativos, que possibilitam aos estudantes escolherem as áreas do conhecimento. A atualização do novo Enem é fundamental para garantir aos entes federativos e às instituições privadas de ensino maior segurança na implementação do Novo Ensino Médio.

Para garantir previsibilidade, transparência e contínuo aperfeiçoamento, o MEC criará o Comitê de Governança do Enem, cujas atribuições compreendem, entre outras, a aprovação das matrizes dos instrumentos do exame e o acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas para a aplicação do novo Enem.

Confira a apresentação do MEC sobre o Novo Ensino Médio

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

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