Serão selecionados até 12 projetos para diagnóstico, aplicação e representação no Sistema Nacional de Pós-Graduação
Estão abertas até 27 de setembro as inscrições de projetos para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Alteridade na Pós-Graduação. A criação do Programa foi formalizada na sexta-feira, 12 de agosto, com a publicação do Edital nº 37/2022 no Diário Oficial da União. O documento também está disponível no site da CAPES. As submissões devem ser feitas pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes).
Por este PDPG, a CAPES apoiará até 12 projetos. Os eixos temáticos incluem estudos sobre os perfis étnico-raciais de estudantes e professores, bem como as condições de acesso, permanência e conclusão na pós-graduação brasileira. Também serão analisadas a participação de pessoas com deficiência nesse nível da educação do País e as propostas de políticas e ações afirmativas para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) stricto sensu.
O cronograma do edital vai até o fim deste ano. O resultado preliminar tem divulgação prevista para 10 de novembro e o final deve ocorrer em 1º de dezembro, mesmo mês estimado para o início dos projetos. Os proponentes devem ser professores ou pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação integrantes do SNPG, possuir título de doutor e ter currículo atualizado na Plataforma Lattes.
O Programa se centra no conceito de alteridade, o reconhecimento e o respeito às diferenças e a capacidade de se colocar no lugar do outro. Com ele, a CAPES quer contribuir para a redução de assimetrias e desigualdades no SNPG. Para isso, estima-se um investimento de até R$3,6 milhões e R$600 mil para recursos de custeio.