Equipe atuará por dez anos na elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030.
Aconteceu no dia, 31/08, no edifício sede da CAPES, o segundo encontro da comissão especial de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030, em formato híbrido – presencial e por videoconferência. O PNPG tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para a continuidade e avanço das propostas para a pós-graduação e pesquisa no Brasil.
Durante a reunião foi apresentado o relatório final, consolidado, da comissão especial de acompanhamento do PNPG (2011-2020) com as análises e recomendações propostas para a elaboração do próximo ciclo do PNPG (2021-2030). No encontro, a comissão ressaltou que o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) obteve bons resultados gerais, mas o atual sistema avaliativo ainda requer aperfeiçoamentos conceituais e operacionais.
A comissão designada para o período 2021-2030 é formada por representantes da academia, membros da CAPES e de entidades de relevância para a educação nacional. Entre os compromissos firmados pelo grupo na condução do próximo PNPG, estão a redução das assimetrias e o respeito às identidades que compõem o SNPG.
O evento contou com a participação de Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, Esper Abrão Cavalheiro, presidente da Comissão do PNPG 2021-2030, Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais, primeira vice-presidente da Comissão do PNPG 2021-2030. Os membros de honra Adalberto Luis Val, Jorge Audy, Lucia Galvão Albuquerque, Luiz Roberto Liza Curi e Rui Otávio Bernardes de Andrade também participaram da reunião, além dos relatores e de representantes de entidades que compõem a Comissão do PNPG 2021-2030.