Instituições de educação superior que participaram das edições do Enade de 2018, 2019 e 2021 podem se manifestar pelo Sistema e-MEC, até 17/11
As instituições de educação superior que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 podem se manifestar sobre os insumos de cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) até 17 de novembro, pelo Sistema e-MEC. O prazo também vale para as instituições envolvidas nas edições de 2018, 2019 ou 2021 do exame, para manifestação sobre os insumos de cálculo do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), referentes à segunda etapa de cálculo da edição de 2021 dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
O período de manifestação permite às instituições que validem os insumos a serem utilizados no cálculo desses indicadores, possibilitando sua correção antes do cálculo e da divulgação dos resultados. As instituições, por meio dos procuradores institucionais, poderão se manifestar sobre informações divulgadas no sistema, referentes ao corpo docente e ao número de matrículas na graduação, considerando o ano do ciclo avaliativo do Enade, em 2021, conforme dados publicados no Censo da Educação Superior; aos conceitos vigentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para os programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento; e à quantidade de matriculados e titulados dos programas de pós-graduação stricto sensu em 2021, de acordo com os dados oficiais da Coleta Capes.
Etapas – O processo de divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes à edição de 2021 foi dividido em duas etapas, com o objetivo de oferecer à sociedade o acesso aos resultados de maneira mais célere, à medida que as bases de dados necessárias a cada cálculo se tornam disponíveis.
Dessa forma, os insumos subsidiários ao CPC, referentes ao Questionário do Estudante, já foram divulgados para as instituições na primeira etapa de divulgação, realizada no período de 21 a 30 de junho de 2022. Essas tiveram a oportunidade de se manifestarem, também, sobre os insumos do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
Acesso – Para realizar a manifestação, o procurador institucional deve logar no Sistema e-MEC, acessar a aba “Instituição” e selecionar a opção “Manifestação sobre os insumos para o cálculo de indicadores”. Com o objetivo de auxiliar os profissionais, foi disponibilizado no sistema um tutorial com o passo a passo de como realizar o procedimento, além do serviço Fale Conosco, no portal do Ministério da Educação. Para esse serviço, basta selecionar a opção Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), colocar o assunto “Avaliação da educação superior” e selecionar o indicador relacionado à demanda.
Confira o tutorial para manifestação
Saiba mais sobre os Indicadores de Qualidade da Educação Superior