CAPES definiu novas datas: 06 de abril para preenchimento e 14 de abril para homologação. Prazos referentes a 2022 não mudam
Os coordenadores dos programas de pós-graduação stricto sensu (PPG) terão até o dia 06 de abril para preencher os dados referentes ao ano-base 2021 no Coleta, na Plataforma Sucupira. O novo prazo foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 23, e consta da Portaria Nº 50/2023. As pró-reitorias das instituições de ensino e pesquisa têm até dia 14 de abril para homologar as informações.
A publicação altera a Portaria nº 312, de 28 de dezembro de 2022, que definia as datas anteriores para informar os dados. A CAPES destaca, entretanto, que os prazos referentes ao Coleta, ano-base 2022, continuam os mesmos: 26 de maio para que os coordenadores preencham os dados e 02 de junho a data final de homologação por parte das pró-reitorias.
O cumprimento dos prazos é necessário para a consolidação do conjunto de dados do Coleta. Eles serão usados no Seminário de Meio Termo, que acontece este ano. Esse encontro, que faz parte do processo avaliativo 2021-2024, permite aos coordenadores de PPG discutirem, juntamente com os coordenadores das áreas de avaliação, diversos aspectos importantes da Avaliação Quadrienal.
O Coleta é um módulo da Plataforma Sucupira criado para reunir informações – como matrículas, titulação e produção intelectual – sobre os programas de pós-graduação stricto sensu do País e subsidiar o processo avaliativo da CAPES.